Página principal
07-06-2013

Pronunciamentos – 17/05/2013

  • Câmara Mirim realiza sessão ordinária

    A Câmara Mirim realizou na tarde desta sexta-feira (17) mais uma sessão ordinária. A última na atual sede. A partir do dia 28 de maio, a Câmara passará a funcionar na esquina da Alameda Duque de Caxias, com a rua XV de Novembro. Na oportunidade, o coordenador do movimento Cisne Negro, Lenilson Silva, falou sobre a abolição da escravatura, comemorada no dia 13 de maio. “Pro movimento negro, é um dia de reflexão, de repúdio, luta e reivindicações. A data marca um período trágico da história brasileira, que foram os 350 anos de exploração do trabalho negro. Mais de quatro milhões morreram na travessia do continente africano pro latino americado”, explicou.

    Confira o discurso dos mirins:

    Alana Garcia Maçaneiro – Escola Nilo Borghesi

    A mirim criticou a prática de Área Azul nos bairros. Segundo ela, a maioria das 758 vagas não são utilizadas. “Após a ampliação do corredor de ônibus na rua Dois de Setembro, moradores e comerciantes dizem que as vagas quase passam o tempo todo vazias e poderiam ser eliminadas. O Seterb afirma que os empresários pediram a permanência para evitar que sejam ocupadas por trabalhadores e moradores da região”, atestou.

     

    Anna Julia Belz – Escola Anita Garibaldi

    Os assaltos frequentes, sequestros relâmpagos e pequenos furtos em Blumenau chamaram a atenção da mirim. Segundo ela, todos devem tomar uma atitude. “Assim não podemos continuar, convivendo com esta criminalidade. Os Conselhos Comunitários de Segurança fazem um bom trabalho. Mas cada um de nós precisa fazer a sua parte”, alertou.

     

    Carla Marina – Colégio Sagrada Família

    Na última sexta-feira terminou a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em Blumenau. A imunização foi realizada nos postos de saúde que possuem sala de vacinação. Na cidade foram vacinadas 78.544 pessoas. “A vacina tem duração imunitária por um ano e previne a infecção gripal”, informou.

     

    Fernanda Dalle Court – Escola Pedro Feddersen

    A estudante falou sobre Pitágoras, que foi um matemático grego e líder religioso. “Nasceu em Samos, uma ilha grega na costa marítima da Turquia. Viajando a Mileto aprendeu Matemática com Tales, considerado o fundador da Matemática grega”, explicou.

     

    Graziela Gabriel – EBM Patrícia Pegorim

    A mirim refletiu sobre o porquê está atuando como vereadora mirim. “Temos que dar o melhor de nós. Temos a oportunidade de aprender mais sobre falar em público, por exemplo. Esta é uma oportunidade única. Temos que aproveitar cada segundo”, concluiu,

     

    Igor Felipe Stanck – Escola João Joaquim Fronza

    O mirim ressaltou a importância da alimentação saudável. Ele observou que nos terminais de ônibus se vendem muitos alimentos fritos e salgados industrializados. “Este local é de passagem e muitas pessoas tomam café da manhã e almoçam ali. Não é mais possível ter um discurso coerente na escola e não termos opção de escolha nestes locais públicos”, criticou.

     

    Isabelle Simões Albino Dias – Escola Adolpho Konder

    A mirim exaltou a frase de um poeta desconhecido, que diz “tudo que é bom dura o tempo necessário para ser inesquecível”. Em seu discurso também citou frases de Charles Chaplin.

    Júlia de Souza – Escola Adelaide Starke

    No período da política do Pão e Circo, o povo queria se rebelar contra os governantes porque estavam passando muita fome e miséria. Com a situação, Otávio Augusto criou o Coliseu, colocou toda a população dentro, e distribuiu pães para todos, e formas de entretenimento. “Este tipo de política não acabou. Ela continua e se transformou em televisão, internet e vários meios de comunicação”, refletiu.

     

    Luiz Felipe Stein – EBM Tiradentes

    O grafite é uma arte de rua conhecida mundialmente. Para a mirim, todo mundo tem direito de se expressar através de letras, sombras, formas e cores. “Eu gosto de grafitar, mas uso para um bem interior. Esta técnica abre a mente de uma pessoa. Solta a imaginação. Grafite não é vandalismo. Vandalismo é pichação”, explicou.

     

    Karol Dias – EBM Alice Thiele

    A mirim abordou o tema Bullying. Os estudos sobre o assunto começaram na década de 1970, na Noruega, Suécia e Dinamarca, em função do aumento do número de suicídios entre crianças e adolescentes. Bullying é um ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo, praticado por um indivíduo ou grupo. “Geralmente é cometido contra pessoas tímidas, frágeis e que, muitas vezes, não conseguem se defender”, explicou.

     

    Mari Katlin Machado Nunes – Escola Friedrich Kemmelmeir

    A mirim falou sobre a libertação dos escravos no Brasil. “Foi a partir de 1870 que, na região sul do Brasil, passou-se a empregar assalariados brasileiros e imigrantes estrangeiros. No norte do país, as usinas substituíam os escravos pelos primitivos estrangeiros”, ressaltou. O primeiro passo para a extinção do tráfico negreiro aconteceu em 28 de setembro de 1871 com a lei do Ventre Livre, onde os filhos dos escravos que nasciam após a promulgação da Lei eram livres.

     

    Maria Vitoria Deggan – Escola Machado de Assis

    O trabalho voluntário foi o tema do discurso da mirim. Ela ressaltou que este tipo de trabalho foi definido pela Lei 9.608, de 1998. Segundo o site voluntarios.com.br, 54% dos jovens brasileiros querem ser voluntários, mas não sabem por onde começar. “Estima-se que 14 milhões de jovens e 10 milhões de adultos querem ser voluntários”, ressaltou.

     

    Nathalia Maluli Bringhenti – Colégio Castelo

    A aluna do Colégio Castelo comparou as palavras “Droga” e “Vida”. Segundo ela, as duas jamais poderão andar juntas. “São dois caminhos totalmente opostos”, disse. As drogas são divididas em três tipos: as estimulantes, as depressoras e perturbadoras.

     

    Samuel Santos Soares – Escola João Widemann

    O mirim lembrou que esta foi a última sessão no plenário que fica no prédio da Prefeitura de Blumenau. “Despedimos-nos de 31 anos de história. Sinto-me extremamente honrado em participar desta história. Este plenário foi palco das decisões mais importantes da nossa cidade. É com melancolia que vamos deixá-lo”, concluiu.

     

    Wesley Tiago Pscheidt – Escola Áurea Perpétua Gomes

    O mirim abordou o Sistema Único de Assistência Social (SUS). O instrumento organiza a oferta de assistência social em todo o Brasil, promovendo bem-estar e proteção social a famílias, crianças, adolescentes e jovens. Para ele, a transparência e a universalização dos acessos aos programas, serviços e benefícios assistenciais tem trazido grandes avanços ao país. Em Blumenau há diversos órgãos responsáveis por esta área, como Secretaria, Conselho Tutelar, Centro de Atendimento Psicológico, dentre outros.