Página principal
24-05-2013

Pronunciamentos 12/04/2013

  • Anna Julia Belz – EBM Anita Garibaldi

    A mirim falou sobre o caso do menino João Felipe, de seis anos, que foi morto no Rio de Janeiro pela manicure da mãe. “Acredito que esta tragédia poderia ser evitada com algumas preucações simples de segurança, como exigência da identificação das pessoas, por documentos e fotos. Afinal, como a escola pode deixar uma pessoa desconhecida retirar uma criança de lá?” perguntou. Para ela, o educandário deve ser um lugar seguro, onde os pais deixam os filhos sem medo.

    Alana Garcia Maçaneiro – EEB Nilo Borghesi

    A necessidade das escolas educarem a respeito de sexualidade foi defendida pela vereadora mirim. “Informar é o primeiro passo para evitar o preconceito”, observou. Ela falou a respeito de homofobia e da necessidade de respeitar as diferenças e refletir sobre quem não possui o comportamento padrão imposto pela sociedade.

    Carla Marina Bucci – Colégio Sagrada Família

    Em 2014, o Brasil será sede da Copa das Confederações. Estão sendo construídos 12 estádios, sendo que dois já foram inaugurados. “Serão gastos aproximadamente R$11 bilhões nos preparativos. A Copa deve atrair 500 mil estrangeiros, que gastarão até R$3 bilhões”, destacou. Segundo a mirim, o país é conhecido pelo trabalho no futebol. “Mas será que todos sabem que no ano passado o Brasil ficou em penúltimo lugar em um ranking global de educação que comparou 40 países, levando em conta notas e qualidades dos professores? Será que o futebol vem antes da educação aqui?”, questionou.

    Fernanda Dalle Court – EEB Pedro Feddersen

    Apesar de ressaltar as vantagens de viajar e conhecer diversos locais diferentes, a mirim destacou os perigos que o trânsito pode oferecer. “Muitas pessoas morrem em acidentes de trânsito, muitas vezes por falta de consciência dos outros, e até mesmo, do próprio motorista”, disse. Ela relatou que isto é simples de evitar e orientou a todos que forem viajar de carro a fazerem um check up nos veículos, usarem cinto de segurança e respeitarem as Leis de Trânsito.

    Graziela Gabriel – EBM Patrícia Pegorim

    Ao citar a frase da cantora e compositora, Lady Gaga: “a arma dos fracos é criticar os  fortes, a arma dos fortes é ignorar os fracos”, a estudante apontou que, geralmente, “os fracos se vingam, os fortes perdoam e os superiores ignoram”. E declarou que “para podermos viver com sabedoria, não precisamos dar atenção a qualquer um que gosta de arrumar brigas”.

    Igor Felipe Stanck – EBM João Joaquim Fronza

    O mirim relatou que a maioria dos passageiros de ônibus estão reclamando da demora. “A linha Aterro via rua São Paulo está sempre lotada e não tem nem como pensar em entrar. Os que estão lá dentro são como uma sardinha enlatada”. O estudante pediu que as empresas de ônibus disponibilizem mais linhas em horários de pico e prestem esclarecimentos à população.

    Isabelle Simões Albino Dias – EEB Adolpho Konder

    A mirim abordou o tema bullying. O ato refere-se a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais ou repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos. “Pode ocorrer em qualquer contexto onde as pessoas interajam, como escola, faculdade/universidade, família, no trabalho e entre vizinhos”, explica. No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010, com alunos de escolas públicas e particulares, revelou que as humilhações são comuns em alunos da quinta e da sexta série. As três cidades com maior incidência desta prática são Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

    Júlia de Souza – EBM Adelaide Starke

    Ao questionar qual será o futuro da juventude atual, a estudante reivindicou o direito dos jovens trabalharem a partir dos 14 anos. Ela apontou que sem função no mercado de trabalho eles sentem-se desvalorizados. “Esta Lei precisa ser revista e mudada”, apontou. Também observou que a mesma Lei que proíbe não se aplica aos menores que trabalham em novelas, filmes e seriados.

    Mari Katlin Machado Nunes – EBM Friedrich Kemmelmeir

    Para a vereadora mirim, se o brasileiro se interessasse mais pela política e procurasse mudar o que está errado no país: “corrupção, instituições de ensino e transportes públicos ruins, saúde precária…” o Brasil melhoraria. Ela abordou ainda os altos impostos pagos pelos cidadãos que não são bem investidos. “Vamos agir, já passou da hora de tomarmos consciência do que está acontecendo e não ficar apenas olhando e reclamando”, salientou.

    Maria Vitória Deggan – EBM Machado de Assis

    Mesmo com tantas criticas à saúde do município, a estudante contou que após sofrer um acidente na rua Dois de Setembro, por imprudência de um motorista, foi bem atendida em um hospital.  Mas ela percebe não ser assim com todos os casos. “Sabemos que hoje em dia é difícil achar profissionais qualificados. É de obrigação do governo federal, está na Constituição que é direito de todo brasileiro saúde, ensino e segurança. Mesmo assim há descaso”, observou. Ela incentivou a comunidade a lutar pelo que tem direito e cobrar das autoridades melhor qualidade de vida.

    Nathalia Maluli Bringhenti – Colégio Castelo

    A emancipação de menor é um mecanismo legal, onde uma pessoa com menos de 18 anos adquire direitos civis de maioridade. “É normalmente procurado por adolescentes insatisfeitos por serem controlados por seus pais ou pelos mesmos que já se acham capazes e maduros o suficiente para tomar suas próprias decisões e arcar com as consequências”, ressaltou. Para a mirim, esta decisão deve ser muito bem pensada. “Se você for emancipado, toda a responsabilidade de seus atos é sua”.

    Samuel Santos Soares – EEB João Widemann

    No dia 01 de dezembro de 2005 entrou em vigor o decreto 5598, que regulamenta a contratação de menores aprendizes. “Faço a comparação desta Lei com o nosso programa Vereador Mirim. Aqui temos a oportunidade, como lá,  de ter contato com informações importantes. É uma oportunidade que eu gostaria de estender a todos da cidade, mas, infelizmente, a Câmara Mirim não pode abrigar a todos. Já o projeto Menor Aprendiz pode ajudar mais gente”.

    Wesley Tiago Pscheidt – EEB Áurea Perpétua Gomes

    Em defesa dos animais o vereador mirim fez uma reflexão: “pensadores de várias épocas afirmam que a crueldade com os animais e a crueldade contra os humanos estão inter-relacionadas”. Ele declarou que atualmente, estudos científicos reforçam esta constatação. “Observa-se, por exemplo, que no processo de abate massivo de animais, trabalhadores de abatedouros passam por transformações semelhantes àquelas sofridas por combatentes de guerras, executores e nazistas. Matar animais destrói, gradualmente, nosso senso de compaixão, que é o sentimento mais nobre do qual nossa natureza humana é capaz”, declarou.

    VEJA OS REQUERIMENTOS DOS VEREADORES MIRINS