Página principal
21-11-2013

Vereador Marcelo Lanzarin destaca situação crítica das Santas Casas 21/11/2013

  • DSC_0108

    O vereador Marcelo Lanzarin (PSD) fez uma reflexão a respeito da situação crítica enfrentada pelas Santas Casas de Misericórdia, que atendem pacientes do SUS. Apresentou uma avaliação feita pelo Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) que mostra que essas instituições enfrentam a maior crise financeira da história. De acordo com o levantamento, de 2005 para cá, a dívida foi multiplicada em seis vezes e está em aproximadamente R$ 15 bilhões.

     

    Para o parlamentar, o maior problema é que as Santas Casas prestam serviços pelo SUS e não recebem remuneração adequada, pois a tabela que remunera os serviços não é reajustada há mais de 10 anos. “Imagine você ter um estabelecimento comercial e não reajustar os preços durante 10 anos. Qual a possibilidade de esse comércio dar certo? Essa é a realidade das Santas Casas”, argumentou, complementando que a defasagem está principalmente nos procedimentos de média complexidade, que são a maioria dos serviços prestados.

     

    Segundo Lanzarin, muitas pessoas atribuem a situação complicada dessas instituições à má gestão, mas ele frisa que não acredita que haja problemas de gestão em todas elas e desde o ano de 2005, o que explicaria a dívida. “O reflexo de tudo isso vemos todos os dias na porta dos nossos gabinetes e na TV: instituições fechando as portas e reduzindo o atendimento à população que mais precisa. É lamentável e triste”, criticou.
    Lanzarin ainda lembrou que o governo federal teve a oportunidade de mudar essa situação, mas revogou a Emenda Constitucional 29, que concedia mais recursos ao SUS.

     

    Foto Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa