Página principal
19-11-2013

Vereador Marcelo Lanzarin assume cadeira na Câmara de Blumenau 19/11/2013

  • sessaoordinaria191113_23

    O vereador Marcelo Lanzarin (PSD) assumiu na sessão desta terça-feira (19) a vaga do colega Fábio Fiedler (PSD), que está licenciado do cargo até o final do ano. Nas eleições do ano passado, o segundo suplente da coligação PSB/PSD obteve 3.551 votos. O primeiro suplente, Almir Vieira (PSD), abriu mão da vaga. Lanzarin iniciou o pronunciamento agradecendo a Deus pela oportunidade de contribuir com a cidade.

    “Quero agradecer também à minha família, principalmente ao meu pai e à minha mãe (in memorian). À minha madrasta, esposa e filhas e aos amigos que estiveram juntos na caminhada. Estas pessoas sabem o quanto é difícil estar à frente de uma secretaria tão importante quanto a de Saúde, como estive”, afirmou.
    Lanzarin foi secretário de Saúde por quatro anos, durante o governo do ex-prefeito João Paulo Kleinubing (PSD). Aproveitou a oportunidade para contar a história da vida dele ligada à saúde. Explicou que tudo começou quando se formou na Universidade Federal de Santa Maria. “Logo depois fui trabalhar em uma unidade de Saúde da Família, em Rio do Sul. A estrutura estava sendo formada e tive a oportunidade de contribuir consideravelmente”, afirmou, informando que, em Blumenau, iniciou a carreira na Estratégia de Saúde da Família do Bairro Itoupavazinha.
    Na condição de secretário de Saúde, destacou a implantação da gerência de Planejamento e Captação de Recursos. “Em quatro anos foram mais de R$ 10 milhões captados em projetos. Os recursos foram utilizados para compra de equipamentos, renovação da frota e abertura de novas unidades”, informou.
    Outra ação importante na área da saúde apontada por Lanzarin foi a criação do Centro de Saúde do Idoso, que hoje é referência no Brasil e, recentemente, foi notícia no Globo Repórter. “A falta de recursos faz com que o SUS ainda se arraste e tenha dificuldades, mas vamos continuar a luta no anseio de buscar mais recursos”, assegurou.
    Em outro momento, informou que está nas diretrizes do Ministério da Saúde a implantação do Plano de Carreira dos servidores da área. “Tivemos a oportunidade de iniciar a discussão em 2009. Os profissionais que trabalham nas Estratégias de Saúde da Família, desde 2004, têm a remuneração atrelada à gratificação, que não leva para a aposentadoria”, advertiu.
    Ao final, ressaltou que o governo do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) precisa rever de forma urgente o Plano de Cargos e Salários dos servidores públicos da saúde.

     

    Foto: Renan Gomes Olaz | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa