Página principal
24-05-2017

Projeto Gestão Gentil 2017 é lançado na Câmara de Blumenau

  • gestaogentil17

    A Câmara de Vereadores de Blumenau, por meio da Escola do Legislativo Fritz Müller, juntamente com o Centro de Educação Profissional (Cedup) Hermann Hering promoveu, na noite desta terça-feira (23), a solenidade de lançamento do Projeto “Gestão Gentil – Transformando Relações – 2017”. O evento, que contou com apresentação cultural e também da equipe vencedora do Gestão Gentil 2016, Ciclo da Esperança, aconteceu no plenário do Poder Legislativo municipal.

    Estiveram presentes o presidente da Casa Legislativa, vereador Marcos da Rosa (DEM); o vereador Gilson de Souza (PSD); a coordenadora da Escola do Legislativo, Luciana Dalpasquali; o diretor do Centro de Educação Profissional (Cedup) Hermann Hering, Osvaldo da Silva Sobrinho e a professora do Cedup e idealizadora do projeto, Jaqueline Inês Lanser. Outros representantes do educandário, autoridades municipais, alunos, professores, familiares e comunidade em geral também participaram da solenidade.

    O presidente do Poder Legislativo municipal, vereador Marcos da Rosa, apontou que foi uma honra para a Câmara receber este evento e também contar com a parceria do Cedup. “O projeto é importante para o desenvolvimento pessoal dos adolescentes e crianças para que possam disseminar a gentileza, a boa educação e a simpatia em todos os ambientes, afim de gerar cidadãos mais bem preparados para a sociedade”.

    O diretor Osvaldo da Silva Sobrinho disse que foi uma grande satisfação participar da solenidade na Câmara. Na opinião dele, a gentileza é um ato muito simples de ser praticado e que pode transformar a vida de alguém. Além disso, apontou os benefícios do projeto para a instituição escolar. “Naturalmente somos egoístas, mas podemos mudar isso olhando para o próximo com o coração, nos colocando no lugar da outra pessoa, fazendo o bem. A gentileza deve iniciar muito cedo na educação dos nossos filhos para que os resultados sejam notados na sociedade que, consequentemente, é o reflexo dos nossos atos. Acompanho o projeto desde o início e percebo que o convívio da família Cedup é mais harmonioso e as pessoas se olham com mais carinho”, disse, apresentando pesquisas sobre o reflexo da prática da gentileza na sociedade.

    Na oportunidade, Jaqueline Lanser explicou que o Projeto “Gestão Gentil – Transformando Relações iniciou de uma inspiração a partir do Movimento Mundial pela Gentileza, que aconteceu em 1997 no Japão. No Brasil, o movimento chegou em 2005, por meio da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
    “Há algumas décadas o grande desafio das empresas era a tecnologia e depois passou a ser a qualidade. Atualmente, esses dois pontos são a essência de uma empresa, pois se não, ela já nasce morta. O grande desafio das empresas e organizações, hoje em dia, são as pessoas, e é com isso que o projeto trabalha”, apontou, acrescentando que o principal objetivo do projeto é desenvolver estratégias organizacionais em busca de gentilezas gerais para o meio social, contribuindo para melhores resultados institucionais.

    Na ocasião, ela apresentou a parte educacional do projeto, que é feita dentro do Centro de Educação Profissional (Cedup) Hermann Hering com alunos de Administração e áreas afins. O projeto começou a ser desenvolvido no ano passado. Disse que o evento serviu para dar abertura a parte prática do projeto, que deve iniciar ainda este mês. Além de envolver a instituição de ensino, engloba as famílias e a comunidade. “Os estudantes com menos de 18 anos precisam ser apadrinhados. Pode ser qualquer pessoa que tenha interesse por trabalho voluntário em causas sociais, geralmente são os pais”, disse, estendendo o convite para outros voluntários e para escolas que tiverem interesse em participar.

    Conforme o plano de desenvolvimento, o projeto iniciou com a exploração de temas teóricos. A primeira etapa foi realizada em sala de aula, conforme Plano de Ensino apresentado pelo professor. As aulas são desenvolvidas normalmente para que o aluno aprenda de forma generalista quais são os conceitos básicos para criar uma empresa. Após terem conhecimento desta teoria, o projeto foi aberto para os alunos, que se dividem em grupos e recebem um tema para iniciar o desenvolvimento básico de suas próprias organizações

    Com a primeira etapa concluída, em sala de aula, o aluno recebe o conhecimento de diversas ferramentas administrativas e deve, por meio dos grupos, desenvolver um plano de ação para que sua demanda seja atendida de forma gentil e solidária, potencializando as habilidades de todos os integrantes dos grupos com a exploração de seus talentos.

    Neste ano, o projeto envolve quatro professores e suas respectivas disciplinas: Administração Básica, Administração de Pessoas, Gestão da Qualidade e Empreendedorismo. Os alunos formam pequenos grupos e criam uma pequena organização baseada na Administração Clássica, que tem como bases planejar, organizar, liderar e controlar, utilizando ferramentas de gestão.

    Com o Plano Estratégico concluído, os grupos partem para a prática em busca do objetivo geral de sua organização. “Os estudantes visitam alguma instituição, desenvolvem um objetivo principal para a solução de algum problema, trazem isso para a sala de aula, começam a desenvolver metas e cronogramas de ação, dividem as metas conforme as habilidades de cada integrante da equipe, identificam um líder que vai mediar os conflitos e atuar em cima das falhas, buscando soluções imediatas e de prevenção”, explicou, acrescentando que existe uma equipe de tecnologia também envolvida com o projeto.

    Ela disse ainda que ao fim de todas as práticas, os alunos serão avaliados por uma banca examinadora de profissionais, em ambiente escolar, para que recebam um reconhecimento a respeito de itens indicados pelo professor orientador do projeto. Os cinco grupos de maior destaque concorrem ao Título Gestão Gentil do ano, e serão avaliados novamente por uma banca examinadora, fora do ambiente escolar e em uma reapresentação aberta para a comunidade.

    A professora também fez uma retrospectiva da atuação do projeto em 2016 e informou que a equipe trabalhou em mais de 50 instituições, escolas, ONGs e abrigos, entre outros locais em Blumenau e outras cidades. Também apresentou vídeos de sensibilização com o objetivo de estimular a solidariedade entre as pessoas e falou sobre o trabalho desenvolvido pelos grupos Ciclo da Esperança, Special Cases e Revolução Kids, que ficaram com a primeira, segunda e terceira colocação, respectivamente.

    Por fim, ela anunciou que, no segundo semestre de 2017, como fruto da parceria com a Escola do Legislativo, a equipe vencedora do Gestão Gentil vai ser convidada a desempenhar práticas de gentileza na Câmara de Vereadores. Além da nova parceria, ela também citou outros apoiadores da causa.

    Fonte: Assessoria de Imprensa com informações da TV Legislativa de Blumenau
    Fotos: Reprodução TV Legislativa