Página principal
19-04-2018

Projeto Crescer e Semear a favor da alimentação saudável é tema da tribuna livre na sessão desta terça-feira

  • tribuna19abril18_2

    O representante do Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, Marcos Felipe Kleimann, ocupou a tribuna para falar sobre o Projeto Crescer e Semear, que a ONG desenvolve nas escolas da rede municipal de educação de Blumenau. O projeto é direcionado às escolas onde a merenda não é terceirizada, levando crianças, jovens, educadores e pais a adotarem uma alimentação mais saudável.

    Marcos Felipe destacou que há uma pandemia de obesidade, de doenças cardíacas e vasculares, relacionadas com o estilo de vida e principalmente pela má alimentação. “O projeto Crescer e Semear leva as crianças a colocarem literalmente a mão na massa para aprenderem a cozinhar comidas mais saudáveis e perceberem que esses alimentos também podem ser muito saborosos”. Para os pré-adolescentes e adolescentes, ele explicou que o estímulo é dado por meio de muita conversa e a exibição de vídeos para que eles possam ter mais discernimento nas compras e na escolha das refeições.

    Também são ministradas palestras para os pais, ressaltando a importância de voltar a cozinhar de forma natural, priorizando alimentos sem conservantes e aditivos. “Já as merendeiras passam por workshop onde elas aprendem o aproveitamento total dos alimentos e a cozinhar de forma mais saudável”.

    Assim, cerca de 4,5 mil estudantes de 4 a 15 anos, além da comunidade escolar, estão recebendo orientações práticas e teóricas sobre como melhorar os hábitos alimentares. O objetivo principal é prevenir a obesidade infantil e os problemas de saúde que decorrem da má alimentação.

    Uma pesquisa feita em 2017 mostrou que mais de 30% dos estudantes da rede municipal estavam acima do peso ideal.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB