Página principal
17-03-2015

Programações durante toda a semana comemoram o Dia Municipal do Rio Itajaí-Açu

  • rio_itajai

    No dia 25 de março é comemorado em Blumenau o “Dia Municipal do Rio Itajaí-Açu”, instituído pela Lei Nº 7867/2013. Para celebrar a data, órgãos públicos ligados à conservação da água preparam programações para toda a semana compreendida entre os dias 23 e 27 de março.

    O Samae de Blumenau já abriu a agenda para a comunidade participar das atividades da semana comemorativa. Os interessados devem confirmar a presença pelo e-mail museu@samae.com.br ou pelos telefones 3340-1742 e 3340-3242. As atividades serão realizadas de 23 a 27 de março no município em parceria com a Faema e Odebrecht Ambiental. Para este ano, a organização do evento preparou uma série de atividades sobre reutilização e consumo consciente da água, a importância do Rio Itajaí-Açu, além dos benefícios do esgoto tratado e o plantio de mudas de árvores.

    A programação inicia na segunda-feira, dia 23, às 14h30, com o cerimonial de abertura no Museu da Água. O objetivo do evento é atrair escolas, grupos de estudos e toda a comunidade que tenha interesse em saber mais sobre educação ambiental, se aproximar da natureza e conhecer a estrutura do Museu, aproveitando o mirante com uma das vistas mais lindas da cidade.

    Já a Fundação Cultural irá incluir a temática no “Memória Digital” do referido dia e publicará um artigo abordando a importância do rio para o desenvolvimento do Vale do Itajaí na Revista Blumenau em Cadernos do mês de março e abril.

    Autoria
    O projeto de lei que instituiu o “Dia Municipal do Rio Itajaí-Açu” é de autoria do presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD). Ao justificar a proposta, o parlamentar disse que a vida de Blumenau está vinculada diretamente ao rio, por isso pensou em uma forma de a cidade gravar o reconhecimento pela contribuição do rio à história dos blumenauenses. “Foi por meio do Itajaí-açu que os primeiros colonizadores chegaram aqui”, lembrou.

    Segundo Hildebrandt, é incontestável a importância do rio para o município. Explicou que o objetivo do projeto é incentivar a preservação do meio ambiente e dos mananciais hídricos. “É do rio Itajaí-Açu que vem boa parte da água que consumimos”, afirmou, reforçando a importância de se destacar o Rio Itajaí-Açu no passado, no presente e no futuro.

    Foto: Marcelo Fouquet Rosembrock | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB