Página principal
24-11-2015

Professor faz balanço do curso de Libras que está sendo oferecido aos funcionários da Câmara

  • libras_curso15

    A Escola do Legislativo Fritz Müller realizou, na manhã desta terça-feira (24), a 11ª aula do Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) – nível básico. O encontro contou com a participação de 20 funcionários, entre assessores parlamentares, servidores efetivos e estagiários da Câmara de Vereadores.

    O professor Patrício Fernando Vega Garrao observou que durante esse período os alunos avançaram na linguagem, e isso é positivo para o cidadão surdo. “Dessa forma, a comunidade surda pode estar inserida e participar das atividades do Poder Legislativo. Eu acho que o conhecimento em Libras dos participantes pode evoluir ainda mais, e o contato com o surdo também é importante para esse processo”. O curso é ministrado com auxílio do intérprete de Libras Glaucio Porto da Silva.

    A agente Legislativa da Câmara de Vereadores, Isadora Tridapalli Archer, atua no setor de Ouvidoria e está participando das aulas. “Considero importante a presença de funcionários capacitados em se comunicar na Língua Brasileira de Sinais, visto que é um órgão público. Em especial nesse setor, onde atendo diretamente o cidadão”.

    Entre os conteúdos aprendidos durante as aulas estão o alfabeto, os números, as saudações, os alimentos, os animais, a família, as cores, os meios de transportes, os bairros de Blumenau, as cidades de Santa Catarina e um pouco mais sobre a Cultura Surda. Durante os encontros, ainda, o professor utiliza de imagens e de um livro de Libras. Também elabora dinâmicas com os participantes para a fixação do conteúdo.

    A capacitação está dividida em 13 encontros, com duração de 3 horas, que acontecem semanalmente, às terças-feiras. O curso vai encerrar no dia 8 de dezembro, totalizando 40 horas/aula. Ao final, os participantes vão receber certificados.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Escola do Legislativo Fritz Müller | Divulgação