Página principal
24-02-2016

Professor da Furb ocupa tribuna livre para pedir apoio ao movimento contra o corte de bolsas do Pibid

  • pibid

    O cientista social e professor da Furb, Josué de Souza, ocupou a tribuna livre da Câmara nesta terça-feira (23) para reivindicar que o número de bolsas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) não seja cortado. Ele apontou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação anunciou que serão cortadas 50% das bolsas no Brasil.

    Souza explicou que o programa visa o aperfeiçoamento dos professores da educação básica concedendo a alunos de licenciatura a possibilidade de iniciar a docência em uma das escolas de educação básica do país. “O programa não só incentiva a docência mas valoriza o magistério, eleva a qualidade da formação inicial dos professores e promove a interação entre a educação superior e a educação básica. Também insere os licenciados no cotidiano escolar”, esclareceu.

    O professor assinalou que a Furb tem cerca de 300 bolsistas nesse projeto e cortar esse número pela metade irá descaracterizar o programa. Ele pediu o apoio dos vereadores na cobrança dos seus correligionários na Câmara Federal e no Senado para que não permitam o corte das bolsas do Pibid. “Nenhum deputado e senador de Santa Catarina tem respondido o nosso apelo. O estado tem tratado a educação de forma horrível”, opinou.

    Pediu que a Câmara envie uma moção para pressionar o MEC a negociar com o Fórum Pibid, uma vez que uma audiência pública sobre o assunto será realizada nesta quarta-feira (24).

    Após o pronunciamento de Josué de Souza, os vereadores encaminharam e aprovaram uma moção e um requerimento sobre o tema. A Moção nº 9/2016 apoia o Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal – Senador Romário Faria, pela Audiência Pública em defesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, pleiteada pelo Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID – FORPIBID.

    Já o requerimento nº 165/2016 pede providências ao Ministério da Educação para que assegure a permanência do Programa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na FURB (Fundação Universidade Regional de Blumenau). O requerente justifica que o possível rompimento do programa retira o incentivo à formação e provoca evasão dos estudantes dos cursos de licenciatura. Além disso, compromete a qualidade da formação quando desarticula a rede escola-universidade, interrompendo o modelo de formação comprometido com a superação dos problemas do ensino-aprendizagem.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | CMB