Página principal
18-05-2017

Primeira reunião da comissão que acompanha manutenção de diques aconteceu nesta quinta-feira

  • comissao_diques_maio17

    Os membros da ‘Comissão Legislativa Temporária Especial de Acompanhamento do Cronograma de Manutenção de Comportas, Diques de Contenção e Estação de Bombeamento’ se reuniram, na manhã desta quinta-feira (18), pela primeira vez, na sala anexa ao plenário do Poder Legislativo municipal. Estavam presentes os vereadores Alexandre Caminha (PROS), Bruno Cunha (PSB), Gilson de Souza (PSD), Jens Mantau (PSDB), Ricardo Alba (PP) e Zeca Bombeiro (SD).

    A comissão foi requerida pelo vereador Jens Mantau, eleito como presidente, e tem como relator o vereador Ricardo Alba. A finalidade principal é acompanhar os planos do cronograma de manutenção das comportas e diques de contenção contra cheias e das estações de bombeamento contra enxurradas em Blumenau.
    “O governo municipal atual investiu recursos expressivos, também com valores das esferas federal e estadual, que, em parte, já resolveram os problemas com as enchentes e enxurradas em Blumenau, mas precisamos estar atentos, nos mobilizarmos, em sintonia com o Executivo municipal, e acompanhar a manutenção dos diques que hoje estão funcionando na cidade, como na Vila Nova e no Vorstardt, e fazer a nossa parte como Câmara de Vereadores na questão da prevenção”, explicou o presidente.

    Segundo o relator Ricardo Alba, esta comissão é importante para os bairros de Blumenau e tem o intuito de manter a segurança da cidade. “Nós vamos ouvir especialistas, técnicos, representantes do Executivo Municipal, no sentido de alinhar políticas que promovam a adequação de medidas, evitando transtornos decorrentes das enxurrados e enchentes”, adiantou o parlamentar.

    Na ocasião, os parlamentares definiram que a próxima reunião da comissão será no dia 15 de junho, às 19h, na sala de comissões anexa ao plenário. Nesta data, a intenção do grupo é convidar representantes de entidades e do poder público, como Defesa Civil, voluntários das comportas, dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) e da população que estão empenhadas nesta causa. “O nosso objetivo é ter uma unificação de informações e do discurso, além de criar um calendário de reuniões. Acima de tudo, é preciso comprometimento do Executivo e do Legislativo municipais”, justificou o presidente, adiantando que no decorrer dos trabalhos poderão acontecer encontros descentralizados, como nos diques e na sede da Defesa Civil.

    Os vereadores também marcaram provisoriamente uma terceira reunião interna, no dia 29 de junho, às 11 horas, na Câmara, onde avaliações serão feitas diante das colocações e encaminhamentos.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Reprodução TV Legislativa