Página principal
16-07-2013

Presidente Vanderlei vai ao MEC discutir uma universidade federal em Blumenau

  • 16julho

    A convite do Comitê Pró-federalização da Furb, o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), integrou a comitiva blumenauense que foi a Brasília, na semana passada, discutir a implantação de uma universidade federal na cidade. Na oportunidade, foram recebidos pelo secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Speller, além dos professores Simões e Estela.

    Vanderlei aproveitou a visita à capital federal e protocolou convites ao ministro Aloizio Mercadante e ao secretário Speller para participarem da audiência pública sobre o tema. Marcada inicialmente para o dia 21 de agosto, o encontro vai discutir sobre o interesse de Blumenau e região de abrigarem uma unidade de ensino superior público.

    Na pauta de reivindicações entregue ao secretário Paulo Speller a ratificação do interesse e a concordância na Instalação do campus da Universidade Feeral de Santa Catarina em Blumenau, a rearticulação e a manutenção do grupo de trabalho proposto anteriormente pelo MEC, com a participação da sociedade, representada pelo Comitê.

    Também A reabertura das conversações MEC/UFSC/Furb, comitê e outros, visando ampliar ainda mais as tratativas sobre o projeto inicial e ser implantado, a avaliação de que a abertura do campus representa os primeiros passos para constituição da futura Universidade Federal do Vale do Itajaí, em Blumenau, e a avaliação dos possíveis espaços para instalação do Campus.

    “Mostramos também ao secretário que Blumenau tem história de décadas e estrutura pública à disposição que atua no ensino superior. Expertise esta que não pode ser negada para o futuro”, contou Vanderlei, lembrando que o projeto nasceu da vontade coletiva e histórica no vale, organizada nos últimos anos pelo Comitê Pró-federalização.

    “Enquanto defensores da democracia participativa, compreendemos a representação e autonomia das instituições, mas não queremos agora tão somente referendar decisões de gabinetes ou de convidados que não foram legitimados a decidir pela organização coletiva e que podem não representar nossas necessidades reais’, completou o presidente.

    Participaram também do encontro em Brasília o coordenador do Comitê Pró-federalização da Furb, Clóvis Reis; o presidente do Sinsepes, professor Ralf Marcos Ehmke, a professora Elsa Bevian, a presidente do Daclobe, a universitária Mariella Kraus, os secretários de Educação, Helenice Luchetta, e de Desenvolvimento Econômico, Jorge Cenci, e o ex-coordenador do Comitê Pró-federalização, Valmor Schiochet.

     

    Foto: Sinsepes

    Fonte: Assessoria de Imprensa