Página principal
25-02-2014

Presidente Vanderlei solicita estudo sobre utilização dos corredores de ônibus por coletivos de cidades vizinhas

  • ban_vand

    O presidente da Câmara de Blumenau, Vanderlei de Oliveira (PT), encaminhou requerimento ao Executivo Municipal e ao Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), solicitando um estudo sobre a possibilidade de que o uso dos corredores exclusivos de ônibus seja estendido também para os ônibus que transportam estudantes e trabalhadores de municípios vizinhos. 
     
     
    Para Vanderlei, os corredores de ônibus estão ociosos e, caso sejam liberados para os ônibus que transportam estudantes e profissionais de cidades vizinhas, o trânsito de várias ruas poderia ser desafogado. “Vamos aliviar o trânsito da região Norte da cidade. Hoje os ônibus que utilizam corredores sobem a Rua Dois de Setembro, mas os que transportam pessoas dos municípios do entorno passam pela Rua Paris, que é estreita e fica congestionada quando recebe veículos desse tamanho”, justificou. 
     
     
    Ele lembra que os ônibus das cidades do entorno não parariam nos pontos, por isso haveria poucas mudanças no sistema atual. E mesmo que esses veículos parem atrás dos coletivos regulares nos pontos, a previsão é que ganhem de 10 a 15 minutos em relação ao tempo atual do trajeto. 
     
     
    O presidente da Casa explicou que a ideia do requerimento surgiu de uma conversa com parlamentares dos municípios vizinhos sobre problemas de mobilidade urbana e integração do sistema dos ônibus intermunicipais. 
     
     
    A vereadora de Pomerode Letícia Tribess Volkmann (PT) e a vereadora de Brusque Marli Leandro (PT), solicitaram que eu fizesse a intervenção em Blumenau, inicialmente para ônibus de estudantes e, se possível, de trabalhadores”, disse, lembrando que a medida beneficiará cidadãos de Brusque, Gaspar, Jaraguá do Sul, Timbó, entre outros municípios. 
     
     
    Em conversa preliminar com o presidente do Seterb, Sérgio Chisté, Vanderlei apresentou a ideia, que foi bem recebida. “Solicitei a análise e posteriormente vamos verificar se é preciso alterar a legislação no que diz respeito ao uso dos corredores, mas acredito que será preciso apenas um ato administrativo informando quais empresas estão autorizadas a trafegar nos corredores, e em quais horários”, esclareceu, acrescentando que se for necessário irá debater o assunto com o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Comtranblu) e com o Conselho Municipal de Planejamento Urbano (Coplan).
     
     
    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
     
    Fonte: Assessoria de Imprensa