Página principal
12-07-2013

Presidente Vanderlei participa de reunião sobre o Contorno de Gaspar

  • cgaspar

    O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), participou na tarde desta quinta-feira (11), na Associação da Bunge, da reunião de apresentação e discussão do traçado do Contorno de Gaspar. Organizado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, em parceria com a Secretaria Regional de Desenvolvimento, o encontro reuniu lideranças políticas, empresariais e comunitárias da região. A convite do prefeito Celso Zuchi (PT) e do secretário Regional César Botelho, Vanderlei representou o Poder Legislativo no debate de interesse do Vale do Itajaí.

    Foi apresentada a proposta da obra, considerada estratégica para desviar o fluxo de veículos do centro da cidade e dar agilidade ao trânsito na região. O contorno, de 21 quilômetros, em pistas duplas, começa na Ponte do Vale, cruza a rodovia Ivo Silveira, a rua Arthur Poffo e chega à Blumenau, nas proximidades da associação da Malwee, na rua Itajaí.

    Vanderlei parabenizou a iniciativa de tentar tirar do papel a obra, mas observou que haverá um estrangulamento viário na entrada de Blumenau, já que a partir desse pontoi, a pista dupla fica de mão única. “Isso vai exigir dos governos municipal e estadual investimentos para não criar um gargalo na entrada da cidade”, alertou, encampando a ideia de se incluir no projeto do contorno ciclovias.

    O parlamentar aproveitou a presença de representantes do governo do Estado para pedir a inclusão no programa “Pacto Por SC” as demais obras viárias na região. Citou a pavimentação da SC-420, que liga Blumenau a Guabiruba, com extensão a Gaspar e Brusque, e a duplicação da Jorge Lacerda. Sobre a SC-420, Vanderlei lembrou que a obra está no PPA do Estado desde 2007, mas que não sai completamente do papel.

    “É preciso incluir também a ligação da SC-420 à rodovia que liga Gaspar Alto a Gaspar Central, num total de 9,1 mil metros, fazendo o acesso ao contorno”, pediu,

    O secretário estadual de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, garantiu que o governo já tem parte dos recursos para a construção do Contorno de Gaspar. “Em agosto faremos uma audiência pública para discutir o projeto, que ficar pronto até o final do mês, as possíveis alterações. Em setembro, vamos abrir as licitações para podermos começar a obra em dezembro”, prometeu, informando que o prazo de execução do contorno é de três anos.

    Foto: Denner William | Agência Camarablu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa.