Página principal
28-10-2013

Presidente Vanderlei participa de reunião do Conselho Regional

  • esta

    O presidente Vanderlei de Oliveira (PT) participou na manhã desta sexta-feira (25) da reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional. Na oportunidade, além de projetos apresentados e votados, ocorreu a posse do novo conselheiro, coronel da 7ª Região da Polícia Militar, Elon Joni de Souza.
    Os médicos Marco Aurélio Desessardas e Rodrigo Rebelo apresentaram um projeto de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, que trata de doenças na cavidade bucal, cabeça e pescoço. A proposta já havia sido mostrada ao presidente Vanderlei. “Tomei conhecimento e sugeri que eles viessem fazer esta apresentação ao conselho para discutir com vários atores ao mesmo tempo a viabilidade”, ressaltou.
    Vanderlei sugeriu ainda que o projeto seja levado também às reuniões dos prefeitos da Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí). “Esta é uma agenda de natureza pública e regional”, justificou, lembrando que o projeto tem como objetivo implantar uma referência regional, com cobertura pelo SUS, de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
    Segundo Desessardas, a maioria dos casos ocorre em função dos acidentes de trânsito. Dados do Dnit mostram que, no Brasil, ocorrem um acidente a cada 30 segundos. Na BR-470, em 2011, foram 3.181, com 1.114 feridos e 105 mortes. Destas, 28% das lesões eram na cabeça e no pescoço.

    Tratamento

    Atualmente, o Hospital São José, na grande Florianópolis, recebe todos os pacientes de alta complexidade. “A distância entre as cidades, a sobrecarga, a dificuldade de transporte dos pacientes, a dificuldade no agendamento geram dificuldades no atendimento”, salientou Desessardas. defendendo a descentralização do sistema e que o Hospital Santa Isabel se torne referência no Vale do Itajaí nesta área.
    Para o médico, o HSI já é referência em atendimento de alta complexidade e em neurocirurgia. Acredita que o Hospital e Maternidade Rio do Testo seja a referência em baixa e média complexidade. Desessardas acredita que a descentralização pode ainda criar um protocolo. “Depois de aprovado este projeto, precisaremos conseguir verbas para as consultas ambulatoriais e estrutura para melhorar o centro cirúrgico”, lembrou.
    Na reunião, ocorrida na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional, estavam representantes das cidades do Vale do Itajaí, além da secretária municipal de Saúde, Maria Regina de Souza, e do reitor da Furb, João Natel.


    Reuniões

    O presidente Vanderlei disse que as reuniões do Conselho de Desenvolvimento Regional têm sido positivas e vem dando oportunidade de discutir projetos regionais. “Aqui, nós compactuamos e articulamos os assuntos de todas as cidades que compõe esta região”, friou.
    O conselho conta com quatro conselheiros de cada município que compõe a Regional. O órgão conta ainda com a presença de um representante da Secretaria de Estado da Fazenda e três representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa do Cidadão e é presidido pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Cesar Botelho.

     Foto: reprodução TVL

    Fonte: Assessoria de Imprensa