Página principal
17-04-2014

Presidente Vanderlei de Oliveira propõe dispositivo contra afogamento em piscina

  • piscina

    Multiplicam-se no noticiário os casos de acidentes por afogamento, envolvendo especialmente crianças presas ao fundo de piscinas, por ralos de sucção. Durante o verão Blumenau é uma das cidades mais quentes do estado de Santa Catarina, e por isso possui clubes, residências, academias e diversos outros locais com piscinas. A existência do risco de afogamento motivou o presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Vanderlei de Oliveira (PT), a propor na sessão ordinária desta quinta-feira (17) o projeto de lei complementar 1349/14. A ideia do parlamentar é tornar obrigatória a instalação de dispositivo para interromper automaticamente o processo de sucção dos ralos.

    Existe risco de acidentes provocados pelas bombas de sucção das piscinas. Pela força que possuem podem sugar e prender os usuários”, declarou o vereador, lembrando que as principais vítimas desse tipo de fatalidade são as crianças.

    Vanderlei disse que acredita ser necessário normatizar a prevenção a esse tipo de acidente para preservar a vida das pessoas que utilizam piscinas em Blumenau. A proposta dispõe ainda, que seja afixada placa informativa sobre a existência do dispositivo de proteção.

    Se for aprovada, em caso de descumprimento da normatização, a lei determina a notificação e o prazo de 45 dias para adequação a regra,  e a interdição do uso piscina até a eliminação da irregularidade. Caso não seja atendida a exigência será aplicada multa com valores entre R$ 2.000 e R$ 5.000. Havendo reincidência da infração, o responsável pela piscina receberá multa com dobro do valor da autuação anterior, além de ter suspenso os direitos junto a municipalidade.

    Foto: Renan Olaz | Agência CâmaraBlu/Divulgação
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu