Página principal
17-03-2014

Presidente Vanderlei de Oliveira participa de mobilização pela valorização dos professores das escolas públicas estaduais

  • bannervandsintra

    Na tarde de hoje (17) o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte/SC) realizou uma mobilização com professores das escolas públicas estaduais da região de Blumenau, tendo como objetivo organizar a categoria também para a paralisação em todo o País articulada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).  O sindicato convocou os coordenadores regionais para discutir a mobilização nas bases. 
     
    Entre as principais reivindicações dos trabalhadores na educação estão o reconhecimento do reajuste do piso nacional de anos anteriores que não foram pagos, 1/3 de hora atividade na jornada em sala de aula, isonomia aos servidores da educação, descompactação da tabela salarial, abono das faltas em mobilizações em anos anteriores, revisão do decreto de progressão funcional, discussão da Lei Nº 456 sobre os professores “Admitidos em Caráter Temporário – ACTs”, pagamento do reajuste do piso para toda categoria em parcela única e a solução para problemas estruturais das escolas.
     
    banner_sintrasebdois
     
    O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Vanderlei de Oliveira (PT), participou do evento. “A falta de estrutura leva a categoria a essa mobilização. Também está entre os motivos da discussão a questão da remuneração e há uma luta junto ao Governo do Estado de Santa Catarina pelas efetivas melhorias nas condições da educação pública”, declarou, informando que percorreu diversas cidades do Estado para conversar com os educadores. Vanderlei afirmou que a insatisfação com a política pública de educação do governador Raimundo Colombo (PSD) atinge a categoria em todas as regiões. 
     
    O coordenador estadual do Sinte, Sandro Luiz Cifuentes, destacou que a categoria está mobilizada em todo o Estado. “Nesta segunda-feira houve atos regionalizados, culminando na preparação para o dia de amanhã, quando haverá nossa Assembleia Estadual. Vamos delinear os rumos da mobilização para nossa principal pauta que é o cumprimento do piso salarial”, assinalou.
     
    Na Assembleia Estadual do SINTE, que acontecerá nesta terça-feira (18), às 14 horas, no Centro Sul, em Florianópolis, também estarão em pauta as propostas da Confederação Nacional. Entre elas a aplicação dos royalties do petróleo na valorização dos educadores, 10% do PIB para a educação pública, votação imediata do Plano Nacional da Educação (PNE) e o cumprimento da lei do piso. 
     
    Foto: Renan Olaz | Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa