Página principal
09-12-2014

Presidente Vanderlei de Oliveira participa da diplomação da 13ª turma de jovens do Programa Formare

  • vanderlei formatura

    Com o programa Formare para educação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, a Coteminas de Blumenau celebrou nesta segunda feira (8) a graduação de 21 estudantes. O programa já formou ao todo 250 alunos, e agora está concluindo a diplomação da 13ª turma.

    Estiveram presentes no evento o diretor da Coteminas, Eliézer da Silva Matos; a coordenadora da Escola Formare, Salete Anton; a professora, historiadora e patronesse da turma de graduados, Sueli Petry; o secretário de desenvolvimentos social e representante do Poder Executivo, Valdecir Mengarda; e também a secretária de educação municipal, Helenice Luchetta. O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira (PT), participou da solenidade em representação ao Poder Legislativo.

    O diretor Eliézer apontou que o Formare é um projeto de cidadania, e de inclusão social. “Basicamente a gente procura transformar e fazer com que esse aluno que entra aqui na empresa veja e acredite no potencial que ele tem. E a gente, junto com nossos professores voluntários, busca fazer com que eles acreditem e busquem a realização dos seus sonhos”.

    De acordo com a coordenadora do projeto, Salete Anton, os formados no programa profissionalizante saem com o primeiro emprego definido na empresa Coteminas, ou nos fornecedores. “Há uma transformação nos jovens que só quem está envolvido com o projeto pode falar”.

    O presidente Vanderlei descreveu o momento como sendo muito importante, porque de acordo com o parlamentar o Brasil vivencia baixo índice de desemprego. “Com esta qualificação, a preparação da força de trabalho nesta relação Poder Público, Iniciativa Privada e Fundação Iochpe, dá a contribuição para que a nossa sociedade caminhe nos rumos que precisa caminhar. Programas e projetos como esses nós precisávamos há muito tempo no Brasil. Felizmente nos últimos anos as coisas vêm acontecendo. Esses jovens a cada dia, além de trabalhar, estão se formando mais cidadãos. Enquanto presidente do Poder Legislativo eu não poderia estar ausente neste momento com estes jovens, dentro da empresa Coteminas, espaço no qual eu trabalhei por mais de uma década”, disse Vanderlei.

    Fabiana de Souza, jovem diplomada pelo programa, afirmou que o Formare é uma excelente oportunidade de profissionalização. “A gente fez bastante amizade aqui dentro. Vou sentir bastante saudades. Aprendemos muita coisa”, assegurou.

    Sobre o Formare

    O projeto tem relação com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. É um programa de formação profissional que desenvolve, por meio da ação voluntária de colaboradores, a potencialidade de jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social. Conta com o apoio da Fundação Iochpe e da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) de Blumenau.

     

    Veja as imagens:

     

    Foto: Denner William | CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu