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14-04-2014

Presidente Vanderlei de Oliveira destaca retomada do cronograma da Ferrovia da Integração

  • ferrovia vanderlei

    O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Vanderlei de Oliveira (PT), destacou a retomada da licitação do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) e do projeto básico do Corredor Ferroviário de Santa Catarina, conhecido como Ferrovia da Integração. Até janeiro o cronograma de processos para construção da ferrovia estava paralisado, tendo sido liberado após revogação da suspensão pelo Tribunal de Contas da União (TCU). As propostas das 11 empresas concorrentes habilitadas foram reabertas e a contratação da responsável pelo EVTEA está prevista para o próximo dia 30 de maio.

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    O processo de concorrência 4/2013 é realizado pela empresa governamental VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias, e prevê a instalação de 862 quilômetros de trilhos para a ferrovia catarinense. Quando concluído, o complexo ferroviário ligará o município de Dionísio Cerqueira à Ferrovia Norte Sul em Chapecó, à malha sul, concedida à América Latina Logística (ALL), e ao Porto de Itajaí.
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    Vanderlei é membro do comitê pró-ferrovia e reforçou a necessidade de acelerar a construção desse novo corredor ferroviário em Santa Catarina. O parlamentar frisou que o Estado ocupa importante posição na economia brasileira e, portanto, necessita que novos modais surjam para ampliar a capacidade de escoamento da produção industrial catarinense. O estudo de viabilidade técnica e o projeto básico somam investimentos do Governo Federal de R$ 68,7 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Quando estiver concluída, a obra irá dinamizar todo o setor de transporte, conectando nosso principal porto, em Itajaí, a outras ferrovias do Brasil. Também irá melhorar o acesso dos nossos produtos ao mercado de todo o País e do mundo. É benefício certo para o escoamento da produção da indústria, agricultura familiar e agroindústria”, declarou o presidente.

    De acordo com a VALEC, a obra deverá começar em 2017, após ser concluído o processo de estudos e projeto. A empresa aponta que a nova ferrovia irá beneficiar toda a economia catarinense, especialmente as cidades onde os trilhos serão instalados. A redução de acidentes nas rodovias e de necessidade de manutenção constante das estradas são outros benefícios que a ferrovia trará.

    Imagem: Valec / Renan Olaz | Agência CamaraBlu

    Fonte: Assessoria de Imprensa CamraBlu