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26-10-2015

Presidente Mário Hildebrandt ressalta importância da participação da comunidade na escolha de diretores escolares

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    Acontece nesta terça-feira (27) e quarta-feira (28), a votação para escolha dos novos diretores escolares de 50 Escolas Básicas Municipais e os 78 Centros de Educação Infantil. Em agosto, servidores efetivos que cumpriam alguns requisitos, como anos de exercício na rede municipal de ensino e experiência mínima de dois anos na educação básica, se inscreveram para concorrer às vagas.

    Nas Escolas Básicas Municipais, estão aptos a votar professores, coordenadores pedagógicos e demais servidores em exercício na unidade escolar há pelo menos noventa dias antes da votação. Poderão votar também pai, mãe ou responsável pelos alunos regularmente matriculados. Além disso, estudantes com mais de doze anos também podem participar do processo democrático.

    Já nos Centros de Educação Infantil, poderão participar da votação professores, coordenadores pedagógicos e demais servidores em exercício na unidade escolar, bem como pai, mãe ou responsável pelos alunos regularmente matriculados.

    O presidente Mário Hildebrandt (PSB) ressalta a importância da participação da comunidade na escolha de diretores escolares. “É uma oportunidade para a comunidade escolher o diretor que vai, a partir de 2016, gerir o dia a dia na escola, e essa gestão tem a ver com a comunidade. Se a comunidade não escolher, ou não houver consenso de 50% +1, mesmo que seja candidato único, perde-se a oportunidade de ter a indicação feita pela comunidade escolar”, esclarece. Dessa maneira, a Secretaria de Educação irá fazer a indicação do diretor da unidade escolar, vaga que não poderá ser preenchida pelo servidor que se inscreveu para participar do processo.

    Hildebrandt ainda destaca que os principais interessados nesse processo são os pais. “Os pais não estão presentes na escola diariamente e devem tirar um tempo, durante o horário estendido da eleição, para estar investindo o voto em prol do seu filho e da escola”, assinalou.

    A divulgação dos eleitos ocorrerá no dia 29 e ficará disponível para consulta nos murais das unidades.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da PMB
    Imagem: Comunicação – Sítio CMB