Página principal
04-03-2015

Presidente Mário Hildebrandt participa da posse da nova diretoria do COMPED

  • IMG_0822_destaque

    Na tarde desta quarta-feira (04), o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD), participou da posse dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED) para a gestão 2015/2017, realizado no salão nobre da Prefeitura de Blumenau

    A cerimônia também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Valdecir Mengarda, que representou o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB); presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sergio Galdino; e do reitor da Universidade Regional de Blumenau (FURB)João Natel Pollonio Machado

    A nova diretoria foi eleita por integrantes de várias entidades não-governamentais do município, que inscreveram seus representantes conforme edital. O conselho será coordenado por 14 integrantes que atuarão na busca por melhorias nas áreas de deficiência auditiva, física, intelectual, visual e autismo. 

    Para o presidente Hildebrandt, o Conselho tem um papel muito importante frente as ações que serão realizadas na cidade. “Essa é a materialização de um Projeto de Lei que passou pela Câmara  e foi amplamente discutido. O Conselho vem para trazer demandas, ações e discussões extremamente importantes para a nossa cidade”, destacou. Hildebrandt citou alguns exemplos práticos dessas ações como mobilidade urbana, melhoria no transporte, conscientização e adaptação de empresas para receberem seus clientes. 

    Recentemente, a Câmara aprovou o Projeto de Lei nº 6694/14, de autoria do vereador Oldemar Becker (PPS), que determina a disponibilização de cardápios com sistema de leitura em braile, por estabelecimentos de alimentação, com objetivo de beneficiar os deficientes visuais. Segundo o presidente do Legislativo, vários debates como este surgirão através de demandas e solicitações que o Conselho trará para discussão na Câmara. 

    O reitor João Natel reconheceu a importância da instituição e comentou que atualmente a universidade atende cerca de 100 alunos com algum tipo de deficiência. “Até pouco tempo atrás essas pessoas eram tratadas de forma diferente, eram colocados em escolas especiais e hoje as instituições de ensino precisam quebrar esse preconceito e tratá-las como normais, de acordo com suas necessidades.” Natel disse que a universidade está atenta a formação de professores em educação especial, cursos e aparatos técnicos para atender aos alunos. Além disso a FURB disponibilizou um espaço interno para que os integrantes do conselho possam fazer reuniões.

    A assessora da Comissão dos Direitos e Defesa dos Portadores de Deficiência e Patologia (Codepa), Nivea Maria Klein Keunecke, destacou a importância da integração na busca por melhores condições para os deficientes físicos do município. “Embora a Codepa já tenha 15 anos e sempre tem lutado, ela não tinha força suficiente para conquistar todos objetivos e agora com a criação do Comped, com certeza, nossa representatividade está fortalecida”, destacou.

    O secretário de Desenvolvimento Social, Valdecir Mengarda, destacou os desafios de cidadania não só na cidade, mas no mundo inteiro. “A secretaria vai receber de braços abertos os integrantes e suas demandas. Com certeza vai dar todo o apoio e acompanhar as necessidades do conselho a fim de melhorar a vida das pessoas”. Mengarda também agradeceu ao professor Natel por conceder o espaço físico com acessibilidade e a interprete de libras que irá atender aos integrantes. 

    O presidente da FMD, Sergio Galdino, falou que a nova diretoria chega para dar crédito e visibilidade para modalidades que talvez ainda não estejam sendo trabalhadas. “A Fundação conta com cerca de 20 profissionais com necessidades especiais, distribuídos em várias modalidades. Desde 2011 a secretaria de educação é parceira para usar o esporte como meio de inclusão social.” Galdino destacou a participação do município em eventos como o Parajesc e o Jogos da Primavera, que também já possui competições paradesportivas. Ressaltou que vários atletas de Blumenau poderão participar da Paraolimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. “Mas os trabalhos não param, Com certeza estamos trabalhando para ampliar a nossa atuação”. 

    Categoria – entidades que atuam na área da deficiência auditiva         
    Titular – Kelly Pereira da Cunha (ABADA)

    Categoria – entidades que atuam na área da deficiência física
    Titular: Vilmar José Balsan (ABLUDEF)

    Categoria – entidades que atuam na área da deficiência intelectual e autismo
    1º Titular: Ester de Lima Cavalheiro Moreira (Associação Sorrir para Down)
    2º Titular: Michele Karine Ferreira (APAE)

    Categoria – entidades que atuam na área da deficiência visual
    1º Titular: Giovane Cavilha (ACEVALI)
    2º Titular: Yara Luana Ionen (ACBB) 

    Foto: Renan Olaz | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB