Página principal
24-11-2018

Presidente Marcos da Rosa assume a Prefeitura interinamente

  • posse_marcos_rosa24nov2018_1

    O presidente da Câmara, Marcos da Rosa (DEM), assumiu o cargo de prefeito em exercício de Blumenau na manhã deste sábado (24), durante cerimônia de transmissão de cargo realizada no gabinete do prefeito.

    Estiveram presentes, além do prefeito Mário Hildebrandt (PSB) e outras autoridades, os vereadores Adriano Pereira (PT), Alexandre Caminha (PSD), Almir Vieira (PP), Ito de Souza (PR), Jens Mantau (PSDB), Marcelo Lanzarin (MDB), Oldemar Becker (DEM) e Professor Gilson (PSD).

    Durante 15 dias, a contar de domingo (25), Marcos da Rosa estará à frente do Executivo blumenauense durante a ausência do prefeito, que fará uma viagem ao Exterior a trabalho, de 25 a 29 de novembro, visitando instituições públicas e tendo contatos com práticas de gestão pública eficientes e inovadoras e como parte da premiação concedida ao Município pela ESAG, da UDESC, na cidade de Nice (França). Após, o prefeito entra em férias, entre 30 de novembro e 10 de dezembro.

    O presidente e agora prefeito em exercício, Marcos da Rosa, afirmou que é sempre muito emocionante assumir a prefeitura de Blumenau. “Essa é a minha segunda oportunidade e espero que tudo ocorra sem sobressaltos, que Deus nos dê sabedoria para conduzir essa cidade que é tão importante tanto no cenário estadual quanto no plano federal. A população de Blumenau precisa que o prefeito sempre atenda aos seus anseios, e é isso que eu me proponho a fazer enquanto estiver no cargo”. Ele assinalou que a agenda está cheia, e inclui visitas e inaugurações de obras, além de atendimentos a autoridades e à comunidade.

    Durante o período, a presidência da Câmara fica a cargo do vice-presidente Almir Vieira. Marcos da Rosa ainda antecipou que projetos eventualmente aprovados pelo Legislativo que cheguem para sanção do prefeito passam primeiro pelo crivo da Procuradoria Geral do Município. “Havendo essa aprovação jurídica, conforme determina a Constituição, terei o maior prazer em contribuir com meus colegas vereadores e sancionar todos os projetos”, afirmou.

    O prefeito Mário Hildebrandt ressaltou que a assinatura do termo de transmissão de cargo foi o ato final da preparação que lhe deu condição de se ausentar do país. “Toda a documentação já foi aprovada pela Câmara, por isso quero agradecer a todos os vereadores que compreenderam e apoiaram tanto o curso técnico de Nice, sem custo para o erário, quanto a oportunidade que me deram de tirar férias na sequência, para retribuir o carinho e liberação que minha família me dá todos os dias para estar à frente da prefeitura de Blumenau”.

    Hildebrandt ainda destacou a importância das visitas técnicas que fará. “Terei a oportunidade de acompanhar ações de gestão que vão nos dar novos conhecimentos, visões e oportunidades para a implementação na cidade de Blumenau. Lá teremos uma visão diferenciada que nos ajudará a construir novas ideias e perspectivas para a nossa população, que merece isso a cada dia”.

    Os vereadores presentes comentaram a representatividade do momento para os poderes Executivo e Legislativo. “São poderes que têm suas independências e esse é um momento importante, em que o nosso atual presidente se torna prefeito, e é uma pessoa que tem uma grande capacidade de gestão e pensa sempre na coletividade”, disse o vereador Alexandre Caminha. Já o vereador Jens Mantau assinalou que já teve a oportunidade de ser prefeito em exercício. “Sei da honra que o presidente Marcos da Rosa sente neste momento. A Câmara de Vereadores também se sente honrada e sabe que a prefeitura está em boas mãos”.

    O vereador Marcelo Lanzarin destacou que estava duplamente feliz na ocasião, pois além de acompanhar um colega assumindo o cargo de chefe do Executivo, teve participação na motivação da viagem do prefeito. “Estou particularmente feliz em saber que o prefeito está se ausentando para ir a Nice como parte de uma premiação em reconhecimento a um projeto que tive a oportunidade de iniciar quando fui secretário de Saúde, que é o Sistema Pronto, que integrou toda a saúde do município e está presente em todas as unidades de saúde da cidade”. O vereador Adriano Pereira se colocou à disposição do prefeito em exercício para contribuir no que for bom para a cidade. “Esperamos que possa fazer boas ações, cuidar da nossa cidade com muita responsabilidade, e naquilo que pudemos contribuir, se for para o bem dos blumenauenses, terá o nosso apoio”.

    A transferência de cargos
    A Câmara de Vereadores aprovou projetos de decreto legislativo autorizando o prefeito a ausentar-se do país a trabalho (Decreto Legislativo nº 1083/2018) e em gozo de férias (Decreto Legislativo nº 1084/2018). Conforme a ordem sucessória prevista no caput do Art. 56 da Lei Orgânica do Município de Blumenau, o presidente da Câmara fica à frente da prefeitura no período.

    Esta é a segunda vez que Marcos da Rosa assume o cargo de prefeito. A primeira oportunidade foi de 3 a 7 de novembro de 2017, quando o então prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) estava de férias e o vice Mário Hildebrandt fez uma viagem oficial.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa
    Fotos: Prefeitura Municipal de Blumenau, Milena Medeiros (CMB) e Karolina Bonin (PMB)