Página principal
25-09-2015

Presidente do TRE/SC pede apoio do Legislativo para divulgar o Cadastramento Biométrico

  • tre

    O presidente Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – TRE/SC, desembargador Sérgio Roberto Baash Luz, ocupou a tribuna para pedir o apoio da Câmara Municipal na divulgação do Cadastramento Biométrico. “O projeto é importante para Blumenau e necessita da participação de todas as lideranças locais”, comentou.

    O cadastramento biométrico é realizado em sete municípios do Estado: Joinville, Blumenau, Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. Blumenau iniciou o serviço iniciou no mês de junho e até agora apenas 30% dos quase 230 mil eleitores do município compareceram para fazer o cadastramento. “Aproximadamente um terço dos eleitores compareceram até o momento. Houve um acréscimo do percentual com a criação de dois novos postos na cidade”, lembrou o presidente do TRE/SC.

    O atendimento descentralizado iniciou no dia 14 de setembro. No bairro Garcia o posto funciona no Centro Social Urbano – CSU, e no bairro Salto do Norte será em frente ao Terminal do Aterro no campus 2 da Uniasselvi. Desde então, o número de eleitores que realizaram o cadastro aumentou. “A procura total tem atingido 2 mil eleitores nos três postos diariamente, e em alguns dias da semana o posto da Uniasselvi supera o central”, enfatizou Sérgio.

    O eleitor que deixar de se cadastrar terá o título e o CPF cancelados. Desta forma, não poderá ter conta bancária, abrir crediário, tirar passaporte ou se matricular em cursos mantidos pelo governo. Além disso, o presidente do TRE/SC também lembrou que se a cidade não cadastrar 80% dos eleitores, pode perder o direito de realizar o segundo turno durante as eleições. “Entendo que Blumenau não pode correr esse risco, não merece correr este risco. Confio no espírito dos vereadores para manter o processo democrático”, concluiu.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Cristiano Baifus | CMB