Página principal
24-07-2013

Presidente do Simesc diz que governo desrespeita os médicos brasileiros

  • simesc

    O presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc) em Blumenau, Ronaldo Della Giustina, ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores para pedir apoio do Legislativo e da população para pressionar a aprovação da lei do ato médico e exigir que o governo federal invista mais na saúde. Pediu também mais respeito com a categoria médica, para quem o governo federal tem tratado de forma caluniosa.

    “Esta é casa do povo, a verdadeira, porque está próxima, onde a sociedade pode expor seus sentimentos”, disse o médico, destacando que as medidas por parte do governo federal são demagógicas e desvalorizam a classe médica. “A saúde está doente e não é de hoje”, afirmou.

    Della Giustina disse que falava em nome dos médicos da região de Blumenau, lembrando que os problemas não são culpa dos profissionais. “É o governo que nada faz. A medicina não se faz apenas com o médico, precisamos de infraestrutura, de medicamentos, de comunicação, de estradas seguras, de estrutura mínima de apoio”, observou.

    Segundo o presidente do Simesc, ao não aprovar o ato médico, o governo está favorecendo o charlatanismo, pois pessoas mal intencionadas poderão exercer a medicina de forma ilegal. Afirmou também que os médicos não são contra a vinda dos médicos estrangeiros, mas exigem a avaliação desses profissionais pelo “Revalida” e a proficiência da língua portuguesa.

    Reclamou que o governo federal foi autoritário ao tomar medidas na área da medicina sem consultar a academia. Referiu-se ao fato que de que o curso de medicina terá uma extensão de mais dois anos, quando o estudante deve prestar serviços ao SUS. “Isso prova total desconhecimento de como funcionam os cursos de medicina no Brasil, onde os estudantes já estagiam em ambulatórios e hospitais do Sistema Único de Saúde”, assinalou.

    Para Della Gisutina, a preocupação do governo deveria ser em aumentar para 10% o orçamento da saúde e melhorar a tabela SUS, proporcionando a melhora em todos os municípios do país.

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa