Página principal
16-03-2016

Presidente do Samae de Pomerode apresenta usina de recicláveis do município

  • samaeban

    O presidente do Samae de Pomerode, Márcio Scheidemantel, e o diretor de resíduos Edson Wille, ocuparam a tribuna livre na Sessão desta terça-feira (15) para apresentar o funcionamento da usina de recicláveis daquela cidade, assim como o projeto “Bota Fora”.

    Scheidemantel explicou que o lixo já foi um grande problema para Pomerode, e em 2008 passou a ser de responsabilidade do Samae. “O município instituiu a taxa do lixo em 2014, e agora o lixo se paga por conta da taxa, da venda de recicláveis e de outros projetos na área de educação ambiental”, disse.

    Apresentou fotos e o funcionamento da usina de reciclagem, frisando que no setor de triagem, a separação manual de resíduos é feita por funcionários do Samae, e não por uma empresa terceirizada. Disse que a usina conta com três galpões, sendo um deles para o armazenamento de fardos com recicláveis para comercialização. “O município realiza leilões para a venda dos resíduos reaproveitáveis, e em 2015 foram arrecadados mais de R$ 612 mil com a venda de reciclados”, explicou.

    O presidente do Samae de Pomerode ainda antecipou que o objetivo é ultrapassar esse valor arrecadado neste ano, ampliando o número de colaboradores para aumentar qualidade do reciclado. “Não é difícil chegarmos a um milhão de reais arrecadados ao ano, colocando mais pessoas na triagem dos materiais e melhorando a coleta do lixo”.

    Os convidados também abordaram o Projeto Bota Fora Sustentável, realizado em Pomerode, e que consiste na triagem de materiais como roupas, calçados, móveis e eletrodomésticos para posterior doação para a comunidade. “Em 2014 doamos 932 itens, e em 2015 passamos a fazer inicialmente a doação para entidades e, então, para a população”, esclareceu.

    Apontou que a realização do Bota Fora Sustentável está garantida em todas as gestões municipais, pois já está prevista em lei. Ao final, falou sobre o projeto Gota, de educação ambiental nas escolas. Ressaltou que a cada edição do projeto 1500 crianças são atingidas com informações sobre como agir de maneira sustentável.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Jessica de Morais | CMB