Página principal
28-02-2019

Presidente do PróMei pede apoio dos vereadores em defesa dos microempreendedores

  • tribuna28fev19

    O presidente da PróMei-SC (Apoio ao Microempreendedor Individual), Mauto Tadeu de Aguiar, ocupou a tribuna na sessão dessa quinta-feira (28) para pedir o apoio dos vereadores aos microempreendedores individuais e criticar o poder público municipal, dizendo ele é o responsável pelos obstáculos aos negócios do setor. “Travamos uma luta que passa despercebida por essa Blumenau sonolenta, que não acordou para a importância do empreendedorismo individual, setor que dá dignidade social, desenvolve a economia, que gera trabalho”, ressaltou.

    Afirmou que os MEIs estão sendo boicotados, levando-os à clandestinidade e à informalidade, sem o recolhimento de impostos e emissão de nota fiscal. Argumentou que Blumenau sofre de duas síndromes. Uma delas chamou de síndrome de falta de memória, referindo-se ao movimento e à luta dos microemprededores, no começo dos anos 80, liderada pelo blumenauense Pedro Cascaes. A outra chamou de síndrome da Vigilância Sanitária para explicar que o órgão aponta muitos entraves na liberação de alvarás para os MEIs que ofertam serviços na área de alimentação. “São síndromes que desestimulam o empreendedorismo e estimulam a informalidade e a sonegação”, enfatizou.

    Lembrou que os microempreendedores individuais são responsáveis por 30% do PIB nacional e atuam em todas as cidades, oferecendo produtos e serviços para milhões de brasileiros. “Sem dúvidas são os micros empreendedores que sustentam esse país”.

    Aguiar finalizou seu pronunciamento pedindo mais respeito e incentivo por parte do poder público para os empreendedores individuais para que cresçam e possam gerar mais negócios. “Não pedimos nada de anormal, apenas queremos ser ouvidos e que haja regulamentação diferenciada nos segmentos”, assinalou.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB