Página principal
24-10-2013

Presidente de associação convida vereadores para conhecerem a sede

  • associacao

    A presidente da Associação dos Pais e Amigos de Portadores da  Mielomeningocele, Edna Teixeira de Moraes, ocupou a tribuna da Câmara para convidar os vereadores e comunidade para conhecer a sede da entidade, na Rua Dois de Setembro, 2799, neste sábado (26), à tarde.

    Informou que a mielomeningocele é um defeito congênito em que a espinha dorsal e o canal espinhal não se fecham antes do nascimento, e pode afetar um em cada 800 bebês. “O exame pré-natal pode ajudar a diagnosticar esse problema. Durante o segundo trimestre, as mulheres grávidas podem fazer um exame de sangue chamado teste quádruplo. Esse teste verifica a presença de mielomeningocele, síndrome de Down e outras doenças congênitas no bebê”, alertou.
    Segundo Edna, a maioria das mulheres grávidas, mães de bebês com espinha bífida, tem níveis acima do normal de uma proteína chamada alfafetoproteína maternal (AFP). Ela contou que decidiu criar a instituição quando descobriu que a filha tinha má-formação na coluna. “Há falta de informação. Os médicos diziam que a cabeça dela ia crescer um monte. Nosso objetivo é dar mais qualidade de vida as famílias”, afirmou, informando que, de 2005 a 2010, ocorreram vários convênios, mas que atualmente a única fonte de renda é um brechó na entidade.
    Edna contou ainda que a reforma da nova sede ocorreu em março, deixando o prédio adaptado e com acessibilidade. “Temos salas de fisioterapia, reforço escolar, brechó, dentre outras salas. A fisioterapia é constante. Trata-se de uma doença que não tem cura e com um tratamento caro”, relatou, lembrando que a associação ainda promove reuniões para orientar os pais sobre a doença.
    “Sempre trazemos profissionais da área. Tem um ônibus oferecido pela Prefeitura, que busca e leva os pacientes nas casas”, completou.

     

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa