Página principal
26-10-2017

Presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau destaca importância da reconstrução mamária bilateral para mastectomizadas

  • tribuna26out17_4

    Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (26) a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau, Maria Christina Dorigatti, ocupou a tribuna livre para pedir políticas públicas que garantam a reconstrução mamária bilateral para mulheres mastectomizadas.

    A presidente da Rede destacou que o pedido de apoio se dá a partir da Lei Federal nº 12.802/2013 que garante o benefício de reconstrução da mama através do SUS – Sistema Único de Saúde, às pacientes que tiveram o seio retirado. “A cirurgia plástica busca restaurar a mama, considerando a forma, a aparência e o tamanho após a mastectomização”, afirmou.

    Disse que o câncer de mama acomete um número crescente de mulheres. “Infelizmente a maioria delas precisam ser submetidas a mastectomia”, comentou. Ponderou ainda que o drama de enfrentar uma doença como o câncer torna-se ainda pior quando descobrem que precisam retirar a mama. “É um sentimento de mutilação”, enfatizou. Argumentou que a cirurgia reparadora devolve a autoestima, bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual.

    Pediu apoio dos vereadores para que seja possível agilizar a cirurgia reparadora que às vezes leva tempo para ser realizada, e é justificada pela falta de equipamentos e profissionais da rede pública.

    Por fim, as pacientes Débora Cristina da Silva e Luciane de Matos relataram a importância da reconstrução mamária bilateral para garantir assimetria das mamas e devolver a autoestima, bem-estar físico, psicológico e emocional das mulheres.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Jessica de Morais | Imprensa CMB

    tribuna26out17_3

    tribuna26out17_5