Página principal
20-11-2018

Presidente da Pró-Família ocupa a tribuna para explicar sobre a adesão de Blumenau ao Selo Cidade Amiga do Idoso

  • tribuna20nov18_2

    A presidente da Pró-Família, Cristiane Marta Loureiro, ocupou a tribuna livre na sessão desta terça-feira (20), para falar sobre a adesão de Blumenau ao Selo Cidade Amiga do Idoso, do programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. Ela explicou que a Pró-Família recebeu a visita de um representante do Desenvolvimento Social e também da Organização Pan Americana de Saúde para verificar a implantação de políticas públicas para o idoso.

    Ressaltou que os ministérios do Desenvolvimento Social, de Direitos Humanos e o da Saúde, que fazem parte do programa, encontraram nas ações da Pró-Família o respeito às políticas para o idoso. Afirmou que Blumenau tem sido referência e exemplo na condução dessa política para o Brasil.

    Ela explicou que a adesão de Blumenau ao Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa foi firmada durante o 1º Fórum de Envelhecimento Ativo e Sustentável, pela prefeitura municipal, através da Pró-Família, em 19 de junho deste ano. “Com isso Blumenau se compromete a um processo de integração intersetorial de políticas públicas para que as comunidades e a cidade se tornem mais amigas da pessoa idosa, desde então Blumenau passou a ser observada pelas ações que tem adotado para esse público”.

    Assinalou que apenas dois municípios foram escolhidos, um no Estado de Goiás, e o outro Blumenau. “É uma grande satisfação para nós termos esse reconhecimento”, afirmou. Explicou também que com o cumprimento de todas as etapas da certificação nacional, Blumenau está apta para se habilitar a adesão da certificação internacional de cidades e comunidades amigáveis da pessoa idosa, concedida pela Organização Mundial de Saúde.

    “Isso dará ainda mais visibilidade ao município e mostra o seu comprometimento com as ações aqui realizadas em benefício da população idosa”, ressaltou, lembrando que em dois dias os representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e da Organização Pan Americana já notaram que muitas das recomendações já são adotadas em Blumenau, o que significa que o município está no caminho certo.

    Cristiane irá a Brasília, entre os dias 26 e 28 de novembro, para a receber a primeira etapa do selo. As etapas são a adesão ao selo, e depois a certificação bronze, prata e ouro. As despesas serão todas custeadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social.

    Ela ressaltou que entre os vários quesitos a serem cumpridos terá a implementação de uma legislação específica. Disse que no momento certo pedirá o apoio dos vereadores.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Rafael Carrasco | RM CMB