Página principal
28-10-2015

Presidente da Câmara de Rio do Sul pede apoio na cobrança de recursos para prevenção de cheias no Vale do Itajaí

  • presidente

    O presidente da Câmara de Vereadores de Rio do Sul, Jeferson Vieira (PSD), ocupou a tribuna livre a convite do vereador Fabio Fiedler (PSD) e pediu apoio dos parlamentares para cobrar que o Governo Federal não contingencie investimentos para a prevenção de enchentes no Vale.

    Apontou que os seus desafios são as catástrofes naturais. Lembrou que o Alto Vale é vulneral aos fenômenos climáticos e ressaltou que por volta de 1946 o colonizador Hermann Bruno Otto Blumenau não ocupou o Alto Vale para evitar conflito com os índios que habitavam naquela região.

    Mencionou que os vereadores não representam partidos e sim causas da comunidade. “É preciso pedir aos nossos representantes estaduais e federais que nossas necessidades não sejam vistas como despesas, e sim como investimentos”. Apontou que cada eleitor do estado ajudou a eleger um deputado estadual, deputado federal e senador e agora é preciso pedir o apoio deles para evitar que o Governo Federal faça o contingenciamento de investimentos.

    Comentou que 29 municípios sofreram com as cheias naquela região. Mencionou que em Rio do Sul nunca havia acontecido desmoronamentos e este mês foram registrados 10 casos. Parabenizou a equipe da Defesa Civil que emitiu alertas e aos moradores de Rio do Sul que atenderam aos alertas e evitaram a perda de vidas.

    Afirmou que as enchentes só perdem no quesito generosidade para o Natal. Ressaltou que o espirito generoso e de amor da população surge a cada nova necessidade, mas questionou até quando este espirito vai prevalecer. Pediu apoio do Governo Federal, desejando que os investimentos em obras de prevenção as cheias não sejam vistas como despesas.

    Adiantou que além de visitar Blumenau, também estará em Xanxerê, onde um tornado destruiu a cidade e que até o momento os investimentos prometidos pelo Governo Federal não chegaram. Ao final, salientou que as catástrofes só acontecem quando as pessoas se esquecem delas.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Vivian Persuhn | CMB