Página principal
01-04-2014

Presidente da AMA de Blumenau destaca Dia Mundial de Conscientização do Autismo

  • ama

    Juliane Santa Maria, presidente da Associação de Amigos de Autistas de Blumenau (AMA), ocupou a tribuna para lembrar a comunidade do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado nesta quarta-feira, 2 de abril. Ela destacou que é necessário um dia comemorativo para se falar sobre o assunto, pois é preciso conhecer o autismo para respeitar as crianças diagnosticadas.

    Em números, Juliane salientou que o transtorno acomete mais de dois milhões de pessoas apenas no Brasil. “É um número bastante alto ao compararmos com os portadores de Síndrome de Down, que somam 170 mil no país”, esclareceu. Ela ainda complementou que, juntas, doenças como diabetes, câncer e aids acometem um número menor de crianças brasileiras do que o autismo.

    A presidente da AMA esclareceu que o autismo é um comprometimento das áreas de comunicação, socialização e comportamento. “Trata-se de um transtorno global do desenvolvimento que cria dificuldades de se comunicar e se comportar no meio social”, observa, acrescentando que há uma grande variedade de diagnósticos, desde o autista atípico ao autista clássico, que é o autista não-verbal, o qual não se comunica através da fala.

    A associação, fundada em agosto do ano passado, tem sede na Rua XV de Novembro e busca a certidão de entidade de utilidade pública assim que completar o primeiro ano de vida. “Queremos lembrar os senhores vereadores que precisamos de ajuda para falar sobre o autismo”, disse. Juliane ainda convidou a comunidade para estar na Praça Dr. Blumenau nesta quarta-feira (2) às 14h, no encontro de pais e amigos de autistas, onde serão entregues folders explicativos.

    Foto: Renan Olaz | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa Camarablu