Página principal
27-03-2018

Prefeito Napoleão Bernardes ocupa a tribuna da Câmara para anunciar que deixará o cargo

  • prefeito_27marco18

    No início da sessão ordinária desta terça-feira (27) o prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes (PSDB) ocupou a tribuna livre para anunciar que deixará o cargo de chefe do Poder Executivo para disputar as eleições de 2018.

    Falou sobre seus sonhos e ideais, que nasceram antes de completar 16 anos de idade. “Muitos jovens que sonham em completar 18 anos de idade para tirar a carteira de motorista, meu sonho era completar 16 anos e fazer meu título de eleitor”, afirmou. Sustentou que sempre teve o sonho de ser prefeito de Blumenau. “Era um sonho pessoal. Nasceu individual. Sonhos individuais são legítimos e impulsionam o caminhar”, apontou.

    Relembrou de quando, ainda vestindo uniforme escolar, foi em busca de um partido político que pudesse representar e realizar um sonho que, embora pudesse parecer utopia, era um desejo que vinha da alma. “Eu tenho a convicção que a utopia não é algo inatingível. Utopia deve ser trabalhada nos jovens como sendo causas pelas quais verdadeiramente valem a pena lutar”, sustentou.

    Disse que seu pai Acácio Bernardes (in memorian) teve grande participação em sua trajetória. “Meu pai me fazia ler a Constituição Federal para ele, artigo por artigo. E ele me explicava cada artigo que eu lia”, sustentou.

    Lembrou que sua trajetória na política começou efetivamente aos 17 anos de idade quando se candidatou ao cargo de vereador, em 2000 – quando obteve 768 votos, mas não foi eleito. “Busquei mais formação. Concluí a faculdade de direito, iniciei a especialização em Ciências Criminais com ênfase em segurança pública, concluí o mestrado em Direito Público, me concursei e me tornei professor titular da Universidade Regional de Blumenau”, mencionou.

    Comentou que foi eleito vereador na sua terceira participação em eleições, no ano de 2008 – quando conquistou 6.352 votos, a maior votação da história para um vereador em primeiro mandato. Lembrou ainda que foi eleito o prefeito mais jovem em 2012 – aos 29 anos de idade e empossado aos 30 – quando conquistou mais de 70% dos votos.

    Ressaltou o trabalho de gestão eficiente que realiza, com foco na transparência. “Invertemos e subvertemos a lógica de que vale tudo pela eleição. Tenho convicção de que a popularidade vem e passa, o que fica na vida de um homem público é a credibilidade e da credibilidade não se pode abrir mão” registrou.

    Disse que após ser reeleito à frente da prefeitura de Blumenau surgiram as primeiras especulações sobre a disputa em 2018, mas que sempre disse estar tranquilo. Mencionou que poderia continuar no cargo de forma confortável. “Eu poderia desfrutar desse momento, com tudo o que foi construído até agora. Mas a origem do sonho não partiu de mim. Partiu de muita gente de Blumenau e do Vale do Itajaí”, assinalou.

    Afirmou que aceita o desafio para representar a cidade de Blumenau e o Vale do Itajaí. “Se lá atrás eu compartilhei meu sonho para que fosse sonhado por tantos, hoje eu aceito o chamado da minha cidade, da região. Eu aceito o chamado de Blumenau e do Vale do Itajaí para retomar o protagonismo de Blumenau e da região”, sustentou.

    O ato de transmissão do cargo está marcado para o dia 5 de abril, às 17 horas, no Teatro Carlos Gomes, quando Napoleão Bernardes deixará o cargo e assumirá a Prefeitura de Blumenau o vice-prefeito Mário Hildebrandt (PSB).

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa RM CMB