Página principal
05-05-2016

Pré-lançamento do Movimento Maio Amarelo em Blumenau ocorreu na Câmara de Vereadores

  • ban

    A Coordenação do Movimento Maio Amarelo, em parceria com a Câmara de Vereadores de Blumenau, realizou, na noite desta quarta-feira (4), a cerimônia do pré-lançamento do Movimento Maio em Blumenau. O evento, que aconteceu no Plenário José Henrique Flores Filho, reuniu diversas autoridades municipais.

    Entre elas estavam o presidente do Poder Legislativo, Mário Hildebrandt (PSB), o diretor de Trânsito do Serviço Autônomo de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), César Luiz Dalri, ​ representantes do 10º Batalhão de Policia Militar de Blumenau, da Polícia Civil, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de Blumenau e da Secretaria de Defesa do Cidadão (Sedeci) do município.

    Ainda estiveram presentes demais entidades e instituições da cidade, como o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e líderes religiosos.

    O presidente Mário Hildebrandt destacou as contribuições da Câmara de Vereadores em relação à mobilização do Movimento Maio Amarelo. Ele apontou que, além de sediar esse pré-lançamento, o prédio ganhou iluminação amarela em apoio ao movimento. “Isso no sentido de lembrar a comunidade da importância de refletir sobre significado do Maio Amarelo e de mudar as atitudes do dia a dia em busca de um trânsito mais seguro”. Disse ainda que os vereadores, dentro de seus cotidianos, realizam mobilizações e debates sobre o assunto, além de a Câmara ser responsável pela criação do Movimento Maio Amarelo em Blumenau, por meio da Lei 7.994/2014.

    bann

    O diretor de Trânsito do Serviço Autônomo de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), César Luiz Dalri, divulgou que a autarquia, durante este mês, juntamente com instituições e órgãos parceiros, vai intensificar as ações educativas em relação ao trânsito e na proteção da vida. Citou que Seterb vai realizar diversas atividades, como palestras, blitzes educativas, caminhadas e campanhas de divulgação. “Todos devem participar do movimento, desde representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade para que tenhamos um trânsito melhor. O movimento quer chamar atenção do cidadão para a sua responsabilidade no trânsito”, observou. Por fim, lembrou que no próximo sábado (7), acontecerá a abertura oficial do movimento, na Escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, às 9 horas, e em seguida uma caminhada pela rua XV de Novembro até a Prefeitura.

    O agente de Polícia Civil, Antônio Fernando das Neves Filho, disse que sente orgulho em fazer parte da Coordenação do Maio Amarelo. “Nós, profissionais de segurança pública, temos muito a doar. A nossa luta está apenas começando”, apontou, convidando a população para participar de uma palestra direcionada aos motociclistas, no dia 25 de maio, na Paróquia Santo Antônio.

    O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

    A Assembleia Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB com informações da TV Legislativa de Blumenau e do Movimento Maio Amarelo.
    Fotos: Rafael Miranda | CMB