Página principal
27-05-2015

Poder Legislativo de Balneário Piçarras conhece Câmara Mirim de Blumenau

  • picarras_mirim

    A equipe da Câmara de Vereadores Mirins de Blumenau recebeu, na manhã desta quarta-feira (27), a visita do vereador Maurício Köche (PP), do coordenador do Programa Vereador Mirim, Nailor Batista e da assessora de comunicação Gabriela Beckert, da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras, município localizado no litoral norte de Santa Catarina. O objetivo do encontro foi conhecer o funcionamento do programa para a implantação naquela cidade.
     
    Na reunião foram apresentados os objetivos do programa, quais as proposições mirins, os tipos de sessões mirins, como funcionam as parcerias e atividades externas. Além disso, como é desenvolvido o processo eleitoral, as campanhas e como acontece o fornecimento da ajuda de custo para os vereadores mirins. Por fim, foi relatado os novos planos para incrementar o programa e distribuídos materiais para os convidados, no sentido de auxiliar na criação da Câmara Mirim.
     
    Naquele município com cerca de 20 mil habitantes, o programa está no seu início. A eleição dos vereadores mirins está marcada para o dia 26 de junho. “Conversamos com as Secretarias municipal e estadual, a fim de conseguir autonomia para entrar nas escolas estaduais. Estamos em conversa com os diretores das nove escolas do município e estudando outros detalhes para o processo eleitoral”, contou o coordenador do programa.
     
    O vereador Maurício Köche (PP) informou que já visitou as Câmaras de Joinville e Penha para conhecer o programa e trocar experiências. Destacou a importância para a formação de líderes juvenis e inserção deles na política. “Busca trazer a mudança da concepção de política, atualmente desgastada, fazendo com que os jovens, quando eleitores, tenham o seu voto consciente e saibam quais as verdadeiras propostas do seu candidato.  Neste programa, eles podem exercer a cidadania, conhecendo seus direitos e deveres. Vale ressaltar que o objetivo não é a formação política partidária”.
     
    Em Blumenau, o programa é desenvolvido há 16 anos e é referência no Estado e no país.
     
     
     Foto: Vivian Persuhn | CMB
    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB