Página principal
22-04-2014

Parturientes podem solicitar apoio de ‘doulas’ nas maternidades e hospitais de Blumenau

  • doula

    Você sabia que agora em Blumenau a parturiente têm direito ao apoio de “doula” antes, durante e após o parto? No ano passado a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei, de autoria do vereador Mário Hildebrandt (PSD) e do ex-vereador Robinsom Soares (PSD), que determina o benefício para todas as mulheres que vierem a ter seus filhos em uma maternidade ou hospital da cidade. A lei, sancionada pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), já foi publicada do Diário Oficial do Município e abrange a rede pública e privada.

    A palavra “doula” vem do grego e significa “aquela que serve”. As “doulas” oferecem apoio emocional, psicológico e suporte físico às parturientes. O apoio dever ser oferecido por profissionais especializadas antes, durante e depois do parto, conforme solicitação da mulher, mas elas não substituem o acompanhante. Outro detalhe é que a presença da doula não altera a Lei Federal, que permite um acompanhante da família da parturiente.

    Para o vereador Mário Hildebrandt, o serviço traz segurança e conforto às mulheres num dos mais importantes momentos da vida delas. “É uma ocasião o sublime, mas ao mesmo tempo de muita apreensão para a mulher e também para o pai e familiares. Então é importante que ela possa contar com o apoio de uma pessoa, profissional, que sabe o que fazer e o que dizer na hora, deixando-a mais tranquila e serena, com o objetivo de facilitar o trabalho do parto e de apoiá-la na missão divina de ser mãe”, disse o parlamentar ao justificar a proposta.

    De acordo com a lei, as unidades de saúde não podem fazer cobranças extras pelo serviço de apoio das assistentes. As “doulas” poderão utilizar instrumentos e materiais, sob orientação médica, como bolas para exercícios físicos e óleos para massagens, além de equipamentos próprios para serem usados no acompanhamento do trabalho de parto e pós-parto.

    Não é função da “doula” realizar qualquer procedimento médico, como fazer exames, aferir pressão ou administrar medicamentos e cuidar da saúde do bebê.

    O descumprimento das medidas previstas pelo projeto implica em sanções.

    Foto: Disponível em: www.boanoticia.org.br
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu