Página principal
04-02-2015

Parlamentares prestam homenagem ao HSI pelo milésimo transplante de rim

  • IMG_0036_destaque

    Na tarde desta quarta-feira (04), o presidente da Câmara de Vereadores, Mario Hildebrandt (PSD), juntamente com o segundo secretário da Mesa Diretora, Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), estiveram no Hospital Santa Isabel, para homenagear o corpo clínico da unidade.

    Na ocasião, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) também participou do encontro que homenageou o hospital por ter alcançado a marca de um mil transplantes de rins, no último dia 22. A unidade que atende mais de 290 municípios é considerada referência nacional em transplantes de órgãos e responsável por mais da metade das operações realizadas em Santa Catarina.

    Para Hildebrandt, é motivo de muito orgulho para a cidade ter um ambiente como o Santa Isabel. “Aqui os pacientes encontram amparo, cuidado, confiança e proteção. Blumenau tem uma perspectiva enorme de poder contar com uma equipe como esta, que protege e dá garantia de vida às pessoas que se encontram em uma condição de vida complicada”, comentou o parlamentar que propôs ao Legislativo uma Moção de Louvor ao hospital, que deve ser aprovada nos próximos dias.

    Wanrowsky enfatizou que também é médico e se mostrou confiante para entregar uma nova homenagem assim que o hospital alcançar dois mil transplantes. “Esta marca mostra toda a eficiência e comprometimento da equipe do hospital. Não é só salvar vidas e sim dar qualidade de vida, fazendo com que as pessoas renasçam para o dia a dia”, destacou.

    O prefeito reconheceu o trabalho realizado no Hospital Santa Isabel. “Fica aqui o agradecimento e reconhecimento do município a todos esses extraordinários profissionais responsáveis pelas áreas da saúde que compõem a instituição”. Ele afirma ainda que não é apenas Blumenau que se beneficia com a excelência do hospital, mas o Brasil inteiro pode contar com o atendimento de ponta e profissionalismo da equipe que atua no Santa Isabel.

    O coordenador da SC TransplantesJoel de Andrade,argumenta a importância de se ter um corpo clinico organizado e comprometido com os pacientes. “Quando se fala em transplantes, experiência é um elemento central. Quanto mais experiência, melhores resultados”. Sobre a captação de órgãos ele reforça que “poucas instituições da América Latina possuem uma equipe de coordenação tão eficiente para a detecção de doadores e conversão emdoações reais”, salientou o especialista.

    O chefe do serviço de transplantes e membro do conselho médico do Hospital Santa Isabel, José Carlos Arenhart,atribui o milésimo transplante a história que o hospital vem construindo há mais de 20 anos de dedicação. A instituição que iniciou transplantando rins, atualmente também realiza transplantes de outros órgãos sólidos como fígado, pâncreas, coração e córnea“É uma marca muito importante. Principalmente por se tratar o mesmo grupo de cirurgiões. Apesar de alguns percalços, nós conseguimos manter a mesma equipe, o que fortalece o nosso trabalho”. Ele espera alcançar a marca de dois mil transplantes nos próximos sete anos.

    Fotos: Renan Olaz | Agência Câmarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa Câmarablu