Página principal
09-06-2014

Parlamentares acompanham reflexos da chuva em Blumenau

  • enchente2014

    O presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau, Vanderlei de Oliveira (PT), esteve acompanhando durante o dia de ontem (8) e na manhã desta segunda-feira (9) os pontos afetados pela elação do nível do rio Itajaí Açú. Os demais parlamentares também estiveram presentes nas comunidades.

    Veja alguns pontos afetados pela chuva na cidade:

    De acordo com dados da Defesa Civil o pico da cheia alcançou 10,18 metros acima do nível normal, assim atingindo mais de 97 ruas na cidade. Foram registradas sete quedas de barreiras e oito quedas de árvores em vias públicas. Desde sábado choveu 190 milímetros somente em Blumenau. Outras 27 cidades da região do Vale do Itajaí, e do Norte de Santa Catarina também foram afetadas pelo grande volume de chuva nas últimas 72 horas. Na mediação realizada às 17h de hoje o nível do rio diminuiu e agora está em 9,24 metros.

    O presidente do Legislativo informou que além de ter ido às diversas regiões afetadas esteve também na central de monitoramento da Defesa Civil. “Colocamos a estrutura da Câmara à disposição da comunidade e continuamos acompanhando e auxiliado a população”, declarou o presidente Vanderlei.

    Para o líder do governo na Câmara, vereador Marco Antônio Wanrowsky (PSDB), o fato de a Prefeitura ter o Plano de Contingência pronto e ativado no sábado ajudou muito na resposta rápida do Executivo. “O prefeito Napoleão Bernardes mobilizou todas as secretarias necessárias para manutenção e atendimento na área de saúde e social. Até amanhã, se continuar baixando as águas, as ruas serão desobstruídas”.

    Explicou que a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos está efetuando a limpeza das áreas atingidas pela enchente onde a água já baixou. “A retirada de barreiras e de árvore em vias públicas é prioridade neste momento para liberar o tráfego”.

    A expectativa é que a situação se normalize ao longo do dia e as famílias atingidas possam retornar às suas residências. Para acompanhar o nível do rio clique aqui. Em caso de emergência o telefone da Defesa Civil é 199.

    Foto: Agência CamaraBlu
    Fonte: Assessoria de Imprensa CamaraBlu