Página principal
23-03-2015

Parlamentar prestigia cerimônia de abertura da Semana da Água e do Rio Itajaí-Açu

  • prefeito_dia_agua

    O presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hildebrandt (PSD), visitou o Museu da Água e participou do evento que abriu os trabalhos em comemoração à Semana da Água e do dia do Rio Itajaí-Açu (25/03). A solenidade reuniu também o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB); o vice Jovino Cardoso (DEM); o diretor de operações da Odebrecht Ambiental, Cleber Renato da Silva; além de outras autoridades do município.

    Várias ações serão desenvolvidas ao longo desta semana em parceria com a Faema e a Odebrecht Ambiental. As atividades que vão desde a reutilização e consumo consciente da água, a importância do Rio Itajaí-Açu, além dos benefícios do esgoto tratado e o plantio de mudas de árvores. Dentro do calendário de ações também será comemorado o Dia do Rio Itajaí-Açu, conforme a Lei 7.867, de autoria do vereador Mário Hildebrandt.

    Para Hildebrandt, o evento é uma forma de conscientizar a população sobre a importância da água. “Quando ela falta na torneira é que a gente vê a necessidade de discutir a economia de tratamento da água. Um exemplo muito próximo é do estado de São Paulo, que vem passando por dificuldades. Por isso é importante cuidarmos da preservação do nosso rio”, destacou. O presidente do Legislativo ressaltou ainda a importância de cuidar de uma das principais fontes do líquido para os moradores. “É do rio Itajaí-Açu que vem boa parte da água consumida pela nossa cidade”, enfatizou.

    O prefeito Napoleão Bernardes salientou os investimentos no tratamento do esgoto do município. “A nossa cidade está entre as principais do sul do país que mais avançou neste aspecto. Isso é saneamento básico que reflete em qualidade de vida para as pessoas”, afirmou. O prefeito lembrou que de 2010 para 2015 houve um aumento na questão do esgoto tratado. “Em um curto espaço de tempo o número do tratamento do esgoto subiu de 4,8% para cerca de 30%. O que mostra que Blumenau tem devolvido uma água mais limpa ao rio”, argumentou.

    O diretor de operações da Odebrecht Ambiental, Cleber Renato da Silva, destaca a parceria com a Faema, o que comprova a evolução dos trabalhos ao longo destes cinco anos. “Iniciamos um trabalho com 4,8% e hoje o número aumentou e temos condições de continuar avançando. Estamos fazendo um acompanhamento sobre a melhoria dos córregos da cidade. Tanto a Faema quanto a Odebrecht possuem 18 pontos de análise da água e com este acompanhamento é possível constatar uma evolução de 50% na qualidade da água que é devolvida ao rio”, afirmou.

    A preocupação com a mata que cerca os rios foi ressaltada pelo educador ambiental da Faema, José C. Sommer. “A importância da cobertura florestal é um dos pontos a serem lembrados, não apenas esta semana mas durante o ano todo. Então esta é uma oportunidade de refletir sobre as ações de conscientização para preservarmos o nosso rio”, finalizou.

    Foto: Vivian Persuhn | CMB

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB