Página principal
26-10-2018

Palestra sobre Saúde Mental encerra as atividades da SIPAT 2018

  • cipa26out2018

    A Palestra sobre Saúde Mental, na manhã e tarde desta sexta-feira (26), encerrou as atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2018 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Câmara de Blumenau, que iniciou na última segunda-feira (22). Servidores e estagiários do Poder Legislativo municipal participaram da atividade.

    O palestrante, representante da Secretaria de Promoção da Saúde, Antônio Gomes da Rosa, abordou sobre saúde mental e resiliência, ou seja, a composição disso para que as pessoas consigam viver dentro de um quadro de melhor ajustamento e prevenção de acidentes, de estresse e de adoecimento no dia a dia e na rotina de trabalho. “Dentro disso, se falou de aspectos da constituição da personalidade, como que a pessoa lida com o estresse, quais os fatores que mais estressam. Também conhecer como está sua constituição enquanto indivíduo, no sentido de auto valoração pessoal, ou seja, de quanto eu me valorizo e como eu me aceito como pessoa, como estou me desenvolvendo como ser e como membro de um grupo social”.
    O psicólogo e psicoterapeuta destacou que o tema é importante de ser abordado, pois, assim, cada um conhece a maneira como funciona e quais as possibilidades que cada um tem para se sentir melhor na vida. “Quando eu me conheço mais, sei das minhas forças e das minhas limitações, eu consigo me dispor diante de fatores estressantes e agressivos, tanto ideológicos, sociais e profissionais, com mais resiliência e facilidade para que eu não me danifique”.

    “Alguns adoecimentos que podem ocorrer em ambientes de trabalho, como o transtorno de ansiedade, a depressão e a falta de motivação, se dão por conta de certos relacionamentos ou de pressões que existem e a pessoa não sabe lidar com isso”, apontou o palestrante.

    “A palestra foi muito produtiva. Eu acho que é fundamental as pessoas se autoconhecerem e buscarem olhar para o seu interior, pois dessa forma, conseguem saber o que é seu e o que é do outro. Também é fundamental saber lidar com tudo o que os outros falam de negativo de ti, aprendendo que é preciso ter empatia, se colocando no lugar do outro e não fazer uma ação para alguém que não se deseja para si”, avaliou a coordenadora de Estudo e Apoio Social da Câmara, Edite Aparecida Adriano.

    Também nesta sexta-feira foram oferecidos aos servidores da Câmara testes de glicemia capilar e aferição de pressão, em uma parceria entre a Farmais e a Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Blumenau (ASCAMBLU).

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco | Imprensa CMB