Página principal
27-08-2013

Os homenageados da Sessão Solene de 26/08/2013

  • solene 26-08

    Associação Paradesporto Escolar de Blumenau (Apesblu), por ser a primeira associação voltada exclusivamente para a prática do paradesporto. [VER VÍDEO]

    A homenagem foi feita pelo vereador Cezar Cim (PP), que destacou o trabalho voluntário feito pela entidade. Ao justificar a homenagem, o parlamentar disse que tratava-se do reconhecimento ao amor e ao carinho com que a Apesblu dedica às crianças e adolescentes com necessidades especiais.“É uma homenagem também à superação e ao trabalho com o coração e com a alma em prol dessas crianças especiais”.

    A coordenadora geral da Apesblu, Giselle Chirolli, agradeceu a homenagem e parabenizou todos os alunos, professores e as parcerias. Destacou que a entidade tem quatro campeões brasileiros paralímpicos e que nos Jogos Panamericanos Paralímpicos da Argentina, no próximo ano, o aluno Júlio Cesar vai representar o Brasil. Convidou a comunidade a participar do projeto. “Temos que integrar para incluir e precisamos fazer isso juntos”, disse, explicando que o esporte é a ferramenta que a Apesblu utiliza para evoluir as habilidades motoras dos alunos.

     

    Auto Viação Catarinense pela passagem dos seus 85 anos. [VER VÍDEO]

    O autor da moção, vereador Zeca Bombeiro (PSD) destacou a história da empresa. Salientou que a Auto Viação Catarinense foi a primeira empresa de concessão de serviço de transporte de passageiros registrada no Brasil. Ele lembrou que a linha inaugural foi entre Blumenau e Florianópolis e por serem feitas com antigas “jardineiras”, e por estradas de barro, as viagens ocorriam apenas duas vezes por semana.

    Disse que não poderia deixar a data passar em branco, porque a empresa é símbolo de evolução, apresentando um conceito que agrega tecnologia, inovação, diversificação e credibilidade. “Quero dizer que nesta vida tudo é passageiro, e a Catarinense sabe bem disto”, declarou, para confirmar que é para os clientes que a empresa se dedica.

    O gerente geral do escritório da empresa em Blumenau, Rainer Seibel, destacou que a Catarinense, mesmo tendo mudado para Florianópolis, continua sendo genuinamente blumenauense. “A empresa tem um grande orgulho desta cidade, onde sua história começou”.

    Biblioteca da Furb, pelos seus 45 anos de fundação [VER VÍDEO]

    A homenagem foi prestada pelo vereador de Marcos da Rosa (DEM), subscrita por Ivan Naatz (PDT), pelos 45 anos de fundação e pelos serviços prestados aos blumenauenses. Marcos da Rosa contou que a Biblioteca da Furb foi inaugurada em 28 de abril de 1968, com acervo particular do professor Martinho Cardoso da Veiga e com volumes da Faculdade de Ciências Econômicas. Com um acervo de 550 mil volumes é a segunda maior biblioteca do estado. “Sem dúvida que essa história de 45 anos da Biblioteca da Furb campo para a fusão de dois atores fundamentais para a plena gestão do conhecimento: universidade e comunidade”, destacou o vereador, declarando que homenagear a biblioteca universitária é enaltecer a gestão do conhecimento, a própria Furb e a cidade”.

    Darlan Schmitt, diretor da entidade, salientou que é uma história de muito comprometimento e dedicação, de livros e pesquisas e especialmente de pessoas. Ressaltou que 1,2 milhão de empréstimo é realizado anualmente e que nesses 45 anos foram mais de 30 milhões de visitas. “É uma ferramenta que fomenta o conhecimento, que é nosso maior legado, porque qualificamos o debate, apresentando a verdade e assim fizemos um mundo melhor”, disse, destacando que os próximos 45 anos trazem para a biblioteca o desafio de aproximar ainda mais a universidade e a sociedade, unindo responsabilidade social e tecnologia.

    Carmem Paza Heckert, pelos 30 anos de voluntariado [VER VÍDEO]

    O vereador Oldemar Becker (PPS) homenageou Carmen Plaza Heckert pelos 30 anos de trabalho voluntário, dedicado especialmente no Centro Social Urbano do Garcia. Nascida em Brusque, Carmem mora há 52 anos em Blumenau, e fundou o Clube da Melhor Idade Santa Terezinha e há quatro anos é presidente do Clube de Mães Primavera.. “Ela sempre realizou um trabalho valioso, com objetivos sociais para as pessoas necessitadas em nossa cidade”, assinalou o parlamentar.

    A homenageada disse que cada dia tem valido à pena ter dito sim ao convite de se envolver no trabalho social. “O acolhimento significa receber, atender, aceitar, proteger e nutrir. Nesses 30 anos aprendi que cada um é individual e necessita de cuidado”, disse.

    Aconselhou as pessoas a deixar fluir dentro do coração a disposição de servir aos outros. “Assim como Jesus, digo que vim para servir e não para ser servida”, afirmou.

    Cristina Marques, escritora [VER VÍDEO]

    O Vereador Mário Hildebrandt (PSD) homenageou a escritora Cristina Marques pela dedicação à literatura infantil cristã. Natural de São Paulo, a escritora reside há 25 anos em Blumenau. O parlamentar destacou os diversos prêmios que ela recebeu, entre eles “Arete –Literatura Cristã” e também o conquistado na Feira Internacional da Literatura Cristã, realizada recentemente em São Paulo, na categoria de melhor autora de obra nacional. Cristina é a idealizadora do projeto “Troque lixo por livro”, que a contemplou com diversas premiações nacional e internacional. “Esta é a trajetória desta escritora, que em cada história traduz o cotidiano infantil e procura levar à reflexão dos principais desafios sobre a cidadania a serem desenvolvidos”, disse Hildebrandt, assinalando que Cristina mantém um vínculo forte com a esfera escolar, promovendo um alto nível no magistério.

    A escritora destacou que a homenagem não era apenas à ela, mas que se estendia a muitas outras pessoas e entidades parceiras do trabalho. “Trabalhamos e sonhamos juntos. Isso é o que nos move a levantarmos todos os dias com a determinação de amar e aprender. Este reconhecimento nos dá vez e voz de dizer bem alto que acreditamos no que fazemos, de atender toda a criança que está ao nosso redor”, afirmou Cristina, contando que o projeto “Troque lixo por livro” já levou meio milhão de livros a população infanto-juvenil.

    Ivair Lobo, professor [VER VÍDEO]

    O vereador Robinsom Soares, o Robinho (PSD) homenageou o professor Ivair Lobo, pelos 15 anos de exercício à educação. “Através da educação mudamos nossa vida, transformamos nossa sociedade”, assinalou o parlamentar, que destacou as diversas atividades do homenageado. “Nosso reconhecimento é também pelo trabalho frente aos projetos sociais e educacionais que este educador realiza. Um trabalho que contribui decisivamente para mudar a vida das pessoas e que leva dignidade a muitas famílias”. Ivair Lobo chegou em Blumenau em 1983, aos 13 anos. Em 1997 foi convidado a lecionar como professor substituto no Cedup de Blumenau, onde três anos depois passou a coordenar o curso técnico em eletrônica. Ele é coordenador do Programa Entra 21, que ajudou a trazer para Blumenau, em parceria com Blusoft e Proway e também coordena outros dois: o “Programando o Futuro” e “To ligado”, da Celesc. O professor disse que fez uma opção de vida e a segue cotidianamente. “Escolhi em viver de forma que quando eu me for todos digam: perdemos uma grande pessoa”.

    Programa Dança nos Bairros, pelos 20 anos de fundação [VER VÍDEO]

    O vereador Jens Mantau (PSDB) homenageou os 20 anos do Programa Dança nos Bairros, da Pro-família, ressaltando o valioso trabalho efetuado para mais de 1.500 crianças e adolescentes. Parabenizou especialmente os professores pela dedicação e empenho em difundir a dança de forma educativa, em seus diversos estilos e rimos. “O projeto nasceu do sonho de quem acreditou nele. Hoje são 109 núcleos em 27 bairros”, reforçou, destacando que o programa objetiva também reforçar a integração da comunidade.

    A gerente Criança e do Adolescente da Pró- Família, Maria Elisabeth Prebianca Godoz, agradeceu a homenagem e também parabenizou os professores. “Nossos agradecimentos são para todos que se envolveram e se envolvem com este trabalho tão grandioso”, salientou, cedendo a palavra para a professora Tetê Rossi. Ao falar sobre o sucesso do programa nesses 20 anos, a professora afirmou que ele já rendeu muitas sementes e frutos. “O mais importante desse resultado é ver o trabalho prosseguindo por meio de professores que já foram alunos e ensinando a dança como forma de mudar o mundo. Isto nos dá muito orgulho”, ressaltou.

     

    Foto: Denner William | Agência Camarablu

    Fonte: Assessoria de Imprensa