Página principal
30-06-2017

Oito moções de louvor são entregues pelo Legislativo em Sessão Solene

  • 3006201712

    Na noite da última quinta-feira (29), a Câmara de Vereadores homenageou sete entidades com a entrega de moção de louvor pelos serviços prestados à comunidade. Também foi homenageado in memorian, o professor Ariberto Vieira, primeiro concursado na área de Educação Física da rede de educação municipal e que contribuiu com o desenvolvimento do esporte blumenauense. Autoridades políticas, empresariais, acadêmicas e familiares dos homenageados acompanharam a solenidade, realizada no Plenário José Henrique Flores Filho.

    O primeiro homenageado da noite foi o Sindicato das Indústrias Têxteis (Sintex) pelos 65 anos de fundação. Os vereadores Jens Mantau (PSDB) e Sylvio Zimmermann (PSDB) destacaram a importância da entidade na defesa dos interesses da indústria têxtil e do vestuário da região. Mantau disse que o Sintex representa o espírito empreendedor da região, abrangendo 18 municípios. “Por isso nossa justa homenagem pelos relevantes serviços prestados à defesa da nossa indústria, cujas ações vão além disso, representando ganhos reais a toda comunidade local e regional”, salientou. Sylvio Zimmermann disse que o trabalho do Sintex fortalece o empreendedorismo regional e que isso se reflete na geração de empregos. “Blumenau tem sido sempre destaque na abertura de novos empregos e, mesmo diante da crise, a indústria têxtil de Blumenau tem apontado para o fortalecimento do setor”.

    A moção foi entregue ao atual presidente do Sintex, Ulrich Kuhn. Ao agradecer a honraria, ele lembrou que o Sintex nasceu como uma associação e que um ano depois se tornou sindicato, juntando os segmentos têxtil e de vestuário, o que o elevou à condição de segunda maior entidade brasileira na área. Ressaltou o diferencial do Sintex nesses 65 anos de história, como um sindicato que sempre se envolveu com os anseios da comunidade em geral. Segundo Ulrich, nesses 65 anos de história a entidade vivenciou muitos momentos, crises, boas e ruins, mas sempre buscou olhar para o futuro e pensar em alternativas. “É preciso continuar olhando para o amanhã. O Brasil é muito maior do que tudo que está acontecendo”, observou.

    A segunda homenagem da noite foi para o Serviço Social do Comércio (Sesc), pelos 70 anos de fundação. O vereador Zeca Bombeiro (SD), autor da indicação, destacou a infraestrutura completa oferecida pela entidade em todo o Brasil. “Serviços de excelência, na área de lazer, cultura e turismo, que merecem nota mil”, afirmou o vereador, que entregou a moção ao gerente da unidade do Sesc de Blumenau, Ildefonso do Santos.

    O gerente do Sesc disse que a entidade recebia a homenagem com muito orgulho, pois ela demonstra o reconhecimento e a valorização dos serviços prestados pelo Sesc nesses 70 anos. Complementou que a entidade representa o efetivo empenho dos empresários do comércio na contribuição da qualidade de vida para toda a sociedade. “Desde 1946 o Sesc oferece aos trabalhadores, suas famílias e à sociedade, a oportunidade de viver melhor, sendo uma das entidades de caráter social mais atuantes no País”, ressaltou, informando que Blumenau foi uma das primeiras cidades do Brasil a receber uma unidade do Sesc, que começou a funcionar em 1950.

    Em seguida, o vereador Zeca Bombeiro também homenageou o Hospital Santa Isabel, por ser referência nacional em transplantes de órgãos e por ter realizado no ano passado o milésimo transplante de fígado. “Não podia deixar passar em branco esse feito. O paciente transplantado e seus familiares sabem muito bem do significado de não ter mais a enfermidade”, disse, destacando a importância do trabalho desenvolvido pelo HSI. O vereador também lembrou que o milésimo transplante foi realizado com a doação do fígado de um jovem de 18 anos.

    A moção foi entregue à médica Maira Silva Godoy, do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Santa Isabel. “Para toda a equipe é um momento muito especial, nos sentimos todos muitos gratos por essa homenagem”, disse ela, informando que somente quatro instituições médicas no Brasil alcançaram a marca de mil transplantes, sendo que as outras três estão localizadas em grandes capitais e isso enaltece ainda mais o Santa Isabel e a equipe de transplantes. A médica também falou da importância de agradecer as famílias dos doadores que num momento de muito sofrimento conseguiram dizer sim à doação, beneficiando os mil pacientes.

    Outra entidade homenageada foi a Cooperativa de Crédito Viacredi pelos 65 anos de fundação completados em 2016. A indicação foi do presidente da Câmara, Marcos da Rosa (DEM), que fez referência ao empresário Ingo Hering, sócio-fundador da Viacredi. O presidente destacou a importância da cooperativa como grande incentivadora do desenvolvimento dos micros e pequenos empreendedores de Blumenau e da região. “A Viacredi começou concedendo empréstimos aos trabalhadores para comprar bicicleta, máquina de costura, e chegou a quatro bilhões de reais em ativos. Continua a conceder empréstimos mais simples, mas contribui para beneficiar muitos outros empreendimentos, colaborando com o desenvolvimento econômico da nossa cidade”.

    O presidente entregou a moção ao vice-presidente da Viacredi, Sergio Cadore. Ele também fez referência ao empresário Ingo Hering. “Quem teve a oportunidade de conviver com ele, como eu, soube do seu grande espírito humanitário. E esta é a essência do cooperativismo, pessoas ajudando pessoas. As cooperativas têm a missão de levar soluções para o cooperado. No caso da Viacredi, levamos soluções financeiras”. Sergio Cadore informou que atualmente a Viacredi conta com 413 mil cooperados, 83 postos de atendimento e 1.300 colaboradores. Somente em Blumenau são quase 174 mil cooperados, o que representa um pouco mais de 40% da população, e 22 postos de atendimentos. “Somos muitos gratos por esse reconhecimento ao nosso trabalho”, ressaltou.

    Pelos relevantes serviços prestados em favor do esporte na cidade, o vereador Alexandre Matias (PSDB) propôs a moção de louvor a Ariberto Vieira, já falecido. Ele foi o primeiro professor concursado da área de Educação Física na rede pública municipal. “Eu me sinto feliz, nesta minha primeira participação em sessão solene de entrega de moções de louvor, de poder homenageá-lo. Eu tive a oportunidade de ser atleta de voleibol, representando a cidade, em Joguinhos Abertos. Recordo com muito carinho o entusiasmo com que ele executava a sua função na Fundação Municipal de Despostos. Sou testemunha do seu profissionalismo, do seu amor pelo esporte amador da cidade. Ele realmente cativava e motivava a dar o nosso melhor nas competições”, lembrou o parlamentar, contando um pouco da trajetória profissional dele, que foi dedicada ao esporte amador.

    A moção de louvor foi entregue ao filho do homenageado, Leandro Vieira. Em nome dele, disse que a homenagem é uma honra não só para a figura do seu pai, mas também para a classe de professores da rede pública municipal de ensino. “Além de servidor municipal, ele também foi servidor público estadual. Ele dedicou mais de 40 anos da sua vida para formar pessoas e lideranças e transmitir mais do que conhecimento, e sim valores”, apontou, fazendo uma reflexão de uma passagem da Bíblia Sagrada e agradecendo ao vereador pela honraria.

    O Rotary Club de Blumenau Verde Vale recebeu a moção de louvor pelos 20 anos de fundação proposta pelo vereador Ricardo Alba (PP). “É uma honra pertencer ao clube, mesmo agora licenciado. Esses companheiros fazem toda a diferença na cidade, com seus espíritos comunitários, levando bandeiras sociais e humanitárias. Esta Casa Legislativa reconhece a atuação de vocês diante dos educandários municipais. Muito mais do que merecida esta homenagem a vocês que levam uma bandeira humanitária a Blumenau, ao Estado, ao país e ao mundo, transformando para melhor a vida das pessoas. Com certeza, vocês farão ainda muito mais pela cidade”.

    A homenagem foi entregue ao representante da entidade, Delcio Maximiano, que até recentemente era o presidente. “Este é um momento especial para nós que fizemos parte da família Rotary Club de Blumenau Verde Vale. Nessas 21 gestões de existência na cidade, lideradas pelos presidentes que fizeram parte da nossa história, percebemos o reconhecimento da comunidade blumenauense por meio dos sorrisos das pessoas e crianças que já foram beneficiadas pelas nossas ações deste 1996, quando iniciou a primeira gestão”, ressaltou, agradecendo a homenagem.

    O Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb) recebeu homenagem por 45 anos de história e pelos serviços prestados à comunidade. O autor da indicação, o vereador Ailton de Souza, o Ito, (PR), prestou sua homenagem. “Essa é uma homenagem justa para quem presta grande serviço para a comunidade na preparação de estagiários para o mercado de trabalho. Parabéns a todos os envolvidos que têm esse papel de preparar os estudantes para o futuro”, disse, apontando quais as áreas de atuação do núcleo e contando uma experiência pessoal que teve relação com o Núcleo.

    A vice-diretora do Centro de Ciências Jurídicas e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Regional de Blumenau (Furb), Katia Ragnini Scherer e Lenice Kelner, respectivamente, utilizaram a tribuna para agradecer a honraria. Katia aproveitou a oportunidade para contextualizar a criação do órgão. “Em 1967, numa iniciativa inovadora desta Casa Legislativa, foi criada a faculdade de Ciências Jurídicas. No ano de 1972 foi criado o núcleo, que tinha outra denominação na época. Desde aquele tempo, o núcleo possui serviços ininterruptos de assistência à comunidade carente e também oferta a possibilidade do estágio curricular obrigatório. Esse espaço proporciona aprendizado ao aluno na parte prática, mas também presta serviço público à comunidade blumenauense, sendo um espaço público, democrático e de alta relevância que faz história na cidade”.

    A coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Lenice Kelner, disse que foi uma grande felicidade receber esta homenagem em nome de todos que fazem parte do núcleo, que leva assistência jurídica à comunidade blumenauense. Disse que não há palavras que expressam a gratidão pela honraria. “O núcleo é composto pelos professores, funcionários, advogados, acadêmicos e pela comunidade que necessita de acesso à Justiça. São pessoas ajudando pessoas. Em 2016 foram realizados mais de 14 mil atendimentos. Tudo isso é possível por causa da qualificação e técnica dos que lá estão, contando também com os estudantes que recebem aulas práticas, mas mais do que isso aprendem a dar acesso à Justiça às pessoas humildes que não têm condições financeiras de contratar um advogado. As pessoas são diferentes, mas ninguém é superior a ninguém”, enalteceu, discorrendo também sobre os convênios com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

    O vereador Sylvio Zimmermann propôs moção à Acib Mulher, núcleo das mulheres empreendedoras da Associação Empresarial de Blumenau pelos 20 anos de serviços prestados à comunidade. “Me sinto orgulhoso e honrado em fazer esta homenagem. O meu mandato é pautado pelo desenvolvimento econômico e tenho o usado como instrumento de valorização do empreendedor. Nada mais justo do que dar esta homenagem para a Acib, que representa o pioneirismo e empreendedorismo de Blumenau. Ela é referência no estado”, enalteceu, contando um pouco da história da entidade e os objetivos da Acib Mulher.

    A coordenadora do grupo, Solange Oliveira, recebeu a moção em nome das empresárias participantes do grupo. “Comemorar 20 anos de existência é um momento especial e nos sentimos lisonjeadas em receber a moção. Ao longo deste tempo, a Acib Mulher realizou diversos projetos, cursos, treinamentos, seminários, palestras, encontros, ações sociais, entre outros. Também contamos com inúmeros parceiros que deram um brilho especial a todas as nossas conquistas. Neste tempo, aprendemos e compartilhamos conhecimentos”, enalteceu, divulgando um pouco sobre as reuniões realizadas.

    A sessão solene será reprisada pela TV Legislativa neste sábado (1º) às nove da noite, nos canais 14 da Net e 19 da BTV. Também estará disponível no site da Câmara: camarablu.sc.gov.br.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Jessica de Morais | Imprensa CMB