Página principal
06-11-2015

Novembro Azul é tema da Tribuna Livre da Câmara de Blumenau

  • tribuna livre 05 novembro 15

    O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), seccional Santa Catarina, Rodrigo Monnerat, ocupou a tribuna para divulgar o ‘Novembro Azul’, uma campanha nacional de combate ao câncer de próstata. A ação foi criada em 2010 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida e conta com o apoio dos especialistas da área. “Antes disso, a Sociedade Brasileira de Urologia já fazia campanhas de detecção precoce porque o dia 17 de novembro é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Próstata”, explicou o presidente.

    No ano passado o Instituto Nacional do Câncer registrou quase 69 mil novos casos de câncer de próstata no país. Em Santa Catarina, foram diagnosticados 2200 novos casos. De acordo com pesquisas, no Brasil a cada 7,6 minutos um homem é diagnosticado e a cada 40 minutos ocorre um óbito por causa da doença. Segundo Rodrigo Monnerat, em torno de 34% da população não faz o controle com o urologista. “Seja por preconceito, por medo ou dificuldade de acesso ao especialista”, complementou.

    O câncer de próstata é o segundo câncer mais comum no homem e o segundo que mais mata no Brasil, atrás apenas do câncer de pulmão. Para mudar estas estatísticas, a Sociedade Brasileira de Urologia trabalha a prevenção. “Se for diagnosticado precocemente, a chance de cura é muito grande, acima de 95%, mas para que isso ocorra são necessárias várias medidas de divulgação por parte da mídia, órgãos públicos e profissionais habilitados”, salientou especialista.

    Rodrigo lembrou ainda que o exame é simples e pode ser realizado através de medição do sangue e do toque retal. A idade recomendada para realizar a análise é 50 anos, mas há casos em que o preventivo deve ser feito antes: “em afrodescendentes e aqueles que tem casos na família, o exame é recomendado a partir dos 45 anos de idade”, concluiu o presidente da SBU/SC.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB

    Foto: Vivian Persuhn | CMB