Página principal
25-11-2013

NOVA TÉCNICA DE MANUTENÇÃO DE VIAS NÃO PAVIMENTADAS EM FASE DE TESTES

  • manutencao_vias

    A Secretaria de Serviços Urbanos está testando uma nova técnica de manutenção de vias públicas não pavimentadas. Este novo processo promete melhorar a compactação do solo, reduzir o pó e manter as ruas que não receberam camada asfáltica em boas condições por mais tempo do que acontece hoje. A expectativa é de que as ruas que tenham a utilização desta técnica possam passar por até cinco anos sem precisar de nova manutenção.

    Esta técnica já é utilizada em outras cidades e sua aplicação serviu como influenciadora dos trabalhos que passam a ser realizados em Blumenau. “Em outras cidades que conheci e acompanhei a aplicação do produto, o macadame resistiu inclusive ao tráfego pesado”, relatou o secretário de Serviços Urbanos, Paulo França. A primeira rua a receber a técnica, em formato de teste, é a rua Theodoro Pasold, no bairro Fortaleza Alta. Durante os próximos dias, a equipe da Secretaria irá monitorar o trecho, que compreende aproximadamente 200 metros, para verificar a qualidade de compactação do solo.

    Para a realização destes testes, a Prefeitura está utilizando material fornecido gratuitamente pela empresa importadora do produto (que é produzido no exterior). Segundo informações disponibilizadas pelo fabricante, o aditivo de compactação do solo produz cimentação de uma capada da via por meio de processo químico. Desta forma, é reduzida a erosão do solo e o desgaste, ampliando a capacidade de carga.

     

    Foto: Google Imagens | Disponível em: www.jornaldeblumenau.com.br

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau