Página principal
01-10-2019

No Dia do Vereador, Câmara presta homenagem a parlamentares que fazem e fizeram parte do Legislativo Municipal

  • homenagens1out19

    Nesta terça-feira, 1º de outubro, quando é comemorado o Dia do Vereador, a Câmara de Vereadores de Blumenau prestou homenagem aos atuais e ex-vereadores que ocupam e ocuparam cadeiras no Legislativo Municipal. A celebração ocorreu durante a sessão ordinária, no Plenário e em seguida no Salão Nobre da Câmara, onde os parlamentares da atual legislatura entregaram homenagens de reconhecimento a 39 ex-vereadores.

    A intenção da Casa é homenagear todos os 350 parlamentares que estão ou já passaram pela Câmara de Vereadores. As demais honrarias serão entregues aos edis ou aos seus familiares – no caso daqueles já falecidos – nas outras sessões ordinárias de terça-feira do mês de outubro.

    Para representar o ex-vereadores, ocuparam a tribuna livre o ex-vereador Álvaro Correia e a ex-vereadora Yara Luef. Álvaro Correia ocupou uma vaga na Câmara de Blumenau na legislatura de 1977 a 1983. Yara Luef foi vereadora de 1989 a 1996.

    O ex-vereador Álvaro Correia iniciou falando sobre como foi instituído o Dia Nacional do Vereador, destacando a importância da missão dos legisladores. “Apesar dos períodos conturbados na política brasileira, não podemos negar o trabalho e o esforço patriótico exercidos pelos vereadores em prol da sociedade. É justo reconhecer que a grande maioria tem se portado à altura do trabalho, promovendo o bem geral do município. É nobre e relevante o trabalho do vereador”, afirmou.

    Assinalou a importância das câmaras mirins e assinalou que os vereadores adquirem grande experiência nas casas legislativas para alcançar outros compromissos e responsabilidades políticas. Lembrou que o atual e o último prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e Napoleão Bernardes, foram vereadores. “O Legislativo Municipal é considerado escola e centro de civismo e Blumenau tem dado grande exemplo neste sentido”.

    Correia também afirmou que as Câmaras de Vereadores têm sido o grande estuário da representação popular. “O homem livre escolhe o seu representante que decidirá os destinos da sua cidade”, observou, ressaltando que bom seria se todos os vereadores do Brasil tivessem consciência da sua missão.

    Em seguida parabenizou a presidência do Legislativo blumenauense pela iniciativa em comemorar o Dia do Vereador, reconhecendo desta forma o papel de cada um dos vereadores, atuais e que exerceram a atividade parlamentar.

    Ao usar a tribuna, a ex-vereadora Yara Luef ressaltou que a função do parlamentar é muito árdua e que trabalham sempre por toda a cidade. “Não somos representantes de uma comunidade ou localidade apenas”, enfatizou.

    Agradeceu a homenagem e o convite para se pronunciar e disse que se sentiu muito feliz por encontrar tantos colegas, especialmente os que participaram da mesma legislatura que ela. “A todos ex-vereadores e atuais desejo muito sucesso. Nossa cidade precisa do esforço de cada um de vocês”, disse, ressaltando a honra de representar as demais mulheres vereadoras de Blumenau. Também parabenizou a iniciativa da Casa em promover as homenagens.

    O vereador Jens Mantau (PSDB), por ser o parlamentar que cumpre o maior número de mandatos na Câmara de Blumenau, foi escolhido para falar em nome dos atuais parlamentares. “Gratidão é a palavra que resume tudo isso”, disse.

    Também destacou que nas últimas duas eleições municipais dois vereadores foram eleitos prefeitos. “Eu tenho muito orgulho de ser vereador e sou da época em que tínhamos 21 integrantes nesse parlamento, depois 14 e agora 15. Essa Casa Legislativa já abriu espaço para a família Pacheco, pai e filho, e também para a família Matias, pais e filho que por aqui passaram”, lembrou, afirmando que eleição para vereador é a mais difícil.

    Por fim, dirigiu-se à ex-vereadora Yara Luef, falando sobre a proposta que pretende criar na Câmara a “Galeria Lilás”, dedicada às 13 vereadoras mulheres que fizeram parte do Poder Legislativo de Blumenau, assumindo cadeiras enquanto vereadoras titulares ou suplentes.

    Finalizou afirmando que “o mundo está nas mãos dos que têm coragem de sonhar e correr o risco de buscar a realização dos sonhos”.

    O presidente Marcelo Lanzarin (MDB) também usou a palavra, durante o Momento da Presidência, para falar do orgulho que todos os vereadores e ex-vereadores sentem por estarem envolvidos com a comunidade. Ele ainda frisou que o Dia do Vereador é essencial para reforçar junto à sociedade a importância dos três poderes que sustentam a democracia.

    “Não podemos deixar jamais que o momento que vivemos no país – no qual essas três instituições são tão questionadas e estão envolvidas em fatos que nos indignam – nos faça esquecer do papel de cada um no parlamento. Porque representamos a nossa sociedade, porque estamos, a grande maioria, envolvidos e dedicados na construção de uma sociedade melhor, por mais que isso possa não parecer aos que olham de fora”.

    Acrescentou ainda que aqueles que estão ou já passaram pela Casa não podem “permitir que as distorções sejam tidas como base e a política passe a não ser, aos olhos dos cidadãos, função de pessoas dignas”.

    Lanzarin ainda abordou as ações da atual Mesa Diretora embasadas em quatro eixos estratégicos, sendo um deles o projeto para a sede própria da Câmara.

    Durante a entrega das homenagens também foi realizada no Salão Nobre da Câmara uma sessão de autógrafos do livro “Um Olhar Sobre Fatos Históricos”, de autoria do ex-vereador Álvaro Correia.

    Confira os nomes dos ex-vereadores homenageados nesta terça-feira (pessoalmente ou através de familiares):

    Ademar Lingner
    Alcir Müller
    Aldir Thomsen
    Almerindo Brancher
    Almir Nascimento
    Álvaro Correia
    Alzina Schmitz
    Arnaldo Zimmermann
    Beno Frederido Weiers
    Braz Roncaglio
    Célio Dias
    Deusdith de Souza
    Dieter Hering
    Edgar Paulo Mueller
    Erlédio Pering
    Erno Bublitz
    Frederico Dix
    Haroldo Bachmann
    Hélio Vieira
    Ingo Hering
    Isaltino Pedron
    Ivan Naatz
    Jair Girardi
    João Antonio Veneza de Souza
    João Bertoldo Petry
    João Ernesto Batista
    João José Marçal
    José Candido Pacheco
    José Luis Clerici
    Leoberto Vitor Cristelli
    Luiz Ayr Ferreira da Silva
    Manoel da Luz Rampeloti
    Marco Antonio Wanrowsky
    Mário Bagattoli
    Mário Zimdars
    Maurício José Pacheco
    Milton Pompeu da Costa Ribeiro
    Nestor Silvio Winzewski
    Rufinus Seibt
    Valdair José Matias
    Valério José Steil
    Vânio Francisco Salm
    Victor Fernando Sasse
    Vitório Tomio
    Yara Luef

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Lucas Prudêncio | Imprensa CMB