Página principal
27-03-2018

Município apresenta avaliação das metas fiscais do último quadrimestre de 2017 à Comissões de Finanças

  • metas_fiscais_marco2018

    A Comissão de Finanças, Orçamento, Tributação e Fiscalização da Câmara acompanhou, na manhã desta terça-feira (27), a audiência pública para avaliação das metas fiscais dos quadrimestres, realizada pela Secretaria municipal de Gestão Financeira. A Lei de Responsabilidade Fiscal determina que o Executivo municipal apresente à Câmara as suas metas fiscais a cada quadrimestre. Isso se dá por meio da convocação do Poder Legislativo municipal. Estiveram presentes os vereadores Professor Gilson (PSD); Oldemar Becker (DEM) e Alexandre Caminha (PROS), que são presidente, vice-presidente e membro da comissão, respectivamente.

    Na ocasião, o secretário municipal Ronaldo Wan-Dall, juntamente com sua equipe gestora, fez a apresentação referente ao último quadrimestre de 2017 em relação às metas fiscais e à questão financeira do município. Ele ainda trouxe um resultado consolidado das apresentações anteriores, que acabaram ficando acumuladas. “Em um panorama geral, mostramos um quadro demonstrativo com toda a evolução da receita do município e da execução da sua despesa, aquilo que é dívida consolidada, despesa empenhada, despesa liquidada”.

    Entre os pontos levantados pelo chefe da pasta esteve o trabalho do governo municipal, juntamente com o comitê gestor, diante da crise financeira. “Blumenau, assim como os demais munícipios do Brasil, enfrenta uma crise que teve seu ápice em 2015 e, de lá para cá, estamos trabalhando no controle da execução da despesa. Com nosso esforço e trabalho, juntamente com o comitê gestor, nós conseguimos nos manter com as nossas obrigações em dia, principalmente mantendo o pagamento dos salários dos servidores e o equilíbrio de suas contas. Observamos que isso não aconteceu em grande parte dos municípios da região e outros estados do país”, ressaltou Wan-Dall.

    O presidente da comissão de Finanças, vereador Professor Gilson, destacou a importância de a Câmara, juntamente com o Observatório Social, acompanhar, analisar e fiscalizar a situação financeira do município. Disse que ficou satisfeito com os dados que foram apresentados durante a audiência. “Uma das prerrogativas dos vereadores é fazer a fiscalização, principalmente esta comissão, que tem que fiscalizar a situação de todos os quadrimestres em relação à arrecadação e os gastos, entre outros pontos. É necessário fazer uma análise profunda, no sentido de garantir os recursos para as gerações futuras e que esses recursos sejam bem investidos e empregados para que realmente tenha-se um equilíbrio financeiro e passemos pela crise econômica de uma forma tranquila financeiramente, sempre acompanhando a evolução na arrecadação e na despesa”, avaliou o parlamentar.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB