Página principal
22-11-2013

Ministra destaca papel do Brasil na integração latino-americana

  • logo encontro final 3

    Ministra defende atuação em bloco e aponta o grande desafio: financiamento para projetos de infraestrutura

    A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, defendeu hoje a necessidade de fortalecimento da infraestrutura da América Latina e Caribe, considerada por ela condição fundamental para a integração produtiva, comercial, política e social da região. Esse processo, no seu entender, apesar de avanço significativo, ainda não alcançou o nível desejado.

    “Temos convicção absoluta de que iremos muito mais longe se formos todos juntos”, afirmou a ministra, ao abrir, no auditório do Ministério, a 13ª Conferência de Ministros e Chefes de Planejamento da América Latina e do Caribe, destacando que o Brasil deve usar todo o seu potencial para fortalecer as iniciativas de integração.

    “Sozinhos podemos uns ir mais longe do que outros, mas no Brasil temos convicção de que iremos mais longe como bloco”, completou Miriam Belchior.

    Em sua palestra de boas-vindas às autoridades governamentais dos países que se reúnem por dois dias em Brasília, hoje e amanhã (veja a programação), a ministra falou das oportunidades, e apontou também as dificuldades.

    A principal barreira, segundo ela, ainda persiste: o financiamento para a execução dos projetos. E falou da necessidade de os organismos multilaterais de fomento considerarem a agenda estratégica ao escolherem parte dos financiamentos que serão aprovados. Apontou, também, ser necessário que os países busquem alternativas financeiras àquelas existentes hoje na região.

    Uma dessas alternativas, conforme mostrou a ministra Miriam Belchior às autoridades governamentais presentes, é o banco que está sendo criado no âmbito do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) voltada para o desenvolvimento dos países do bloco.

    Segundo ela, no primeiro desenho dessa instituição financeira, que deverá ser formalizada na cúpula do Brics em 2014, considera-se a possibilidade de apoiar outros países. E os da América Latina e do Caribe poderiam ser destinos de recursos que priorizariam o financiamento da infraestrutura de integração.

     

    Foto: Acervo Google Imagens | disponível em: www.overmundo.com.br

    Fonte: Ministério do Planejamento | Economia e Emprego – Portal Brasil – Integração | adaptada