Página principal
08-08-2013

Mesmo com o fim das atividades, Comissão Especial vai continuar acompanhando as ações propostas para o lixo reciclável

  • denner_william-44

    A Comissão Especial da Câmara de Vereadores, responsável por avaliar a situação da coleta de lixo reciclável em Blumenau fez na manhã desta quinta-feira (8) a última reunião. Na oportunidade, o gerente de Resíduos Sólidos do Samae, João Carlos Franceschi, entregou o relatório do trabalho desenvolvido pelo grupo técnico criado pela autarquia para auxiliar na execução do processo e a planilha de custo da venda da Reciblu (Associação de Trabalhadores Coletores de Materiais Recicláveis de Blumenau).

    O presidente da comissão, vereador Adriano Pereira (PT), classificou de “muito positivo” o trabalho realizado nos três meses de atividades. “Podemos destacar os avanços, por exemplo, na gestão da Reciblu, do cadastramento das pessoas que fazem a coleta seletiva, o envolvimento de várias secretarias municipais no projeto, da Furb e do próprio Samae, além dos ecopontos que serão instalados na cidade para que a população deposite o lixo reciclável”, enumerou.

    O vereador apontou ainda a volta das atividades da Reciblu que, segundo ele, foi abandonada pela administração municipal nos últimos anos. “Tem também a questão dos projetos para captar recursos do governo federal para construir e equipar galpões de reciclagem e para outras ações da área”, completou, afirmando que, mesmo com o fim das atividades, a comissão especial vai continuar acompanhando as ações propostas.

    “Se necessário, reativamos a comissão e retomamos as atividades para que Blumenau tenha um programa de reciclagem à altura do que merece”, afirmou. Adriano Pereira reforçou a ideia de trazer para Blumenau, no próximo ano, a Recicla-Ação, Feira Nacional de Reciclagem Reciclagem e Meio Ambiente Industrial. “Já fizemos a sugestão à Prefeitura”, revelou.

    Franceschi informou que o financiamento de R$ 550 mil do BNDES para equipar as duas novas cooperativas de reciclagem em Blumenau que serão criadas “está bem encaminhado”. Contou também que o grupo técnico está terminando o projeto para buscar recursos do governo federal destinados para o setor. Na opinião do gerente de Resíduos Sólidos do Samae, as cooperativas vão precisar de acompanhamento do poder público e apoio na gestão.

    “Além das cooperativas, a comunidade tem que participar do programa. A coleta seletiva só será eficiente se a população fizer a parte dela. Para isso, a conscientização ambiental é muito importante”, afirmou, acrescentando que nos ecopontos serão colocados recipientes para a coleta de óleo de cozinha.

     

     

    Comissão

     

    Presidente: Adriano Pereira (PT)

    Relator: Jens Mantau (PSDB)

    Membros: Maurício Goll (PSDB), Oldemar Becker (PPS) e Robinsom Soares (PSD)

     

     

    Foto: Denner William|Agência Câmarablu 

    Fonte: Assessoria de Imprensa