Página principal
24-09-2018

Mês de prevenção ao suicídio foi assunto destaque nos discursos dos vereadores mirins durante sessão ordinária

  • sessao_mirim24set18

    A Câmara Mirim de Blumenau realizou, na manhã desta segunda-feira (24), a 13ª sessão ordinária, no plenário. A reunião contou com as presenças do vereador Professor Gilson (PSD), da presidente do Comitê Blumenau do AFS Intercultura Brasil, Maria do Carmo Lucca Aita e da blogueira Lara Beatriz Wamser. As duas ocuparam a Tribuna Livre.

    A presidente do Comitê Blumenau, Maria do Carmo Lucca Aita, explicou que o AFS Intercultura é uma organização internacional voluntária, não governamental e sem fins lucrativos que está vinculada ao American Field Service, sendo uma instituição centenária com sede nos Estados Unidos. Informou que, no Brasil, a secretaria executiva está localizada no Rio de Janeiro, estando a mais de 60 anos em atividades, contando com mais de 100 comitês ativos.

    Apontou que o Comitê Blumenau existe oficialmente há 14 anos, contando com mais de 20 voluntários atuantes, 15 escolas que acolhem os estudantes e seis instituições parceiras, onde os intercambistas realizam atividades voluntárias durante a experiência de intercâmbio. “O AFS Intercultura está comprometido em oferecer oportunidade de aprendizagem cultural, através de programas de intercâmbio, proporcionando aos seus participantes conhecimento intercultural, desenvolvimento de habilidades e entendimentos que trazem contribuições significativas para viver em harmonia neste mundo diverso e cada vez mais independente, oportunizando a criação de um lugar mais justo e pacífico”, destacou.

    Segundo Maria do Carmo, a instituição oferece intercâmbio de aprendizagem cultural, de estudos e turístico simultaneamente e programas para diversas idades, sendo voltados para o estudante do Ensino Médio; para adultos de qualquer idade, de acordo com os pré-requisitos do país; para educadores; de trabalho voluntário, sendo alguns remunerados; de estágio remunerado; de férias; de estudo de idiomas e culturais. Entre outras atribuições, a instituição oferece aconselhamento para os intercambistas, às escolas e às famílias hospedeiras, proporcionando uma experiência de intercâmbio saudável e positiva a todos os envolvidos. “O Comitê Blumenau está recebendo três intercambistas, no programa High School e um em mini intercâmbio”, disse, ressaltando que as atividades da instituição estão baseadas em valores essenciais de dignidade, respeito às diferenças, harmonia, sensibilidades interculturais e tolerância. O comitê local atende no sistema home office e também pelo e-mail: comite.blumenau@afs.org. Mais informações no site afs.org.br.

    A blogueira Lara Beatriz Wamser também ocupou a tribuna livre. A estudante de Publicidade e Propaganda divulgou o seu perfil @resumeasy no Instagram. Ela explicou que começou a fazer resumos para estudar após se formar no Ensino Médio, antes de ingressar na faculdade. “Eu larguei o cursinho e decidi manter o meu estudo em casa por seis meses. Eu fiz um cronograma de estudos e estudava utilizando a internet. Comecei a fazer resumos mais caprichados e quanto mais eu me dedicava em um resumo, mais eu conseguia assimilar o conteúdo. Quando eu ia fazer algum teste, prova ou exercício, eu percebi que quanto maior a minha dedicação nesses resumos, mais fácil se tornava de resolver as questões”, apontou, acrescentando que a partir deste momento criou, em agosto do ano passado, este perfil online, a fim de disponibilizar os resumos e fazer mapas mentais, mostrado para as pessoas na internet a sua rotina de estudos. Informou que o perfil ganhou muitos seguidores nas redes sociais acabou ganhando repercussão na mídia nacional.

    Logo após, os parlamentares mirins fizeram seus discursos na tribuna. O assunto mais abordado na maioria dos pronunciamentos foi o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Durante a Ordem do Dia, os vereadores mirins discutiram e votaram nos requerimentos de Nºs 115 a 124. Todos os documentos foram aprovados. Por fim, passou-se a leitura das respostas emitidas pelas autoridades e órgãos respectivos aos requerimentos formulados pelos vereadores mirins.

    A próxima sessão mirim será solene, em homenagem aos professores, e está marcada para o dia 8 de outubro, às 19 horas, no Plenário.

    Requerimentos aprovados:

    Do vereador mirim Davi Nunes da Costa – Escola de Educação Básica Professor Lothar Krieck
    Nº 117/2018 – Providências no sentido de sinalizar a Rua Hugo Gensh, com indicação de “área escolar”.

    Do vereador mirim Enzo Dutra Prezoto – Escola Colégio Sagrada Família
    Nº 118/2018 – Providências no sentido de desapropriar um terreno próximo ao Posto de Saúde Hasso Muller II para expansão do centro médico.
    Nº 119/2018 – Providências no sentido de recapear o asfalto da Rua Frei Estanislau Schaette, em toda sua extensão.

    Da vereadora mirim Giovana Augusto Demarchi – Colégio Bom Jesus Santo Antônio
    Nº 115/2018 – Providências no sentido de aferir a capacidade de vigilância das câmeras de segurança presentes na Rua Horácio Antônio Braun para que, caso necessário, sejam reposicionadas ou substituídas.

    Da vereadora mirim Grace Gherman da Silva – Escola Educação Básica Professora Áurea Perpétua Gomes
    Nº 116/2018 – Providências no sentido de asfaltar a Rua Alfredo Hering, localizada no Bairro Itoupava Seca.

    Do vereador mirim João Victor Burim – Escola Básica Municipal Machado de Assis
    Nº 122/2018 – Providências no sentido de pavimentar e promover melhorias na tubulação da Rua Wilhelm Schellworth.
    Nº 123/2018 – Providencias no sentido de promover a manutenção da Rua Pintor Alfredo Volp, do número 150 até o 259.

    Da vereadora mirim Natália Oliveira Pereira dos Santos – Escola Barão do Rio Branco
    Nº 120/2018 – Providências no sentido de corrigir rachaduras e irregularidades no asfaltamento da Rua Prof. Jacob Ineichen, próximo ao posto Petrobrás, Bairro Itoupava Central.
    Nº 121/2018 – Providências no sentido de corrigir rachaduras, irregularidades e principalmente buracos na Rua Guilherme Scharf, localizada no bairro Fidélis, nas proximidades dos estabelecimentos Lojão Progresso, Gelo Georg e Show Video.

    Do vereador mirim Vítor Augusto Diehl – Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida
    Nº 124/2018 – Providências no sentido de reformar os banheiros da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida, localizada na Rua Venezuela, nº127, Bairro Ponta Aguda.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Rafael Carrasco CMB