Página principal
20-12-2013

Mais de 130 pessoas ocuparam a tribuna da Câmara na atual legislatura

  • rede_feminina_cancer

    Desde a primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Blumenau – dia 5 de fevereiro – até o final das atividades parlamentares deste ano, 133 pessoas ocuparam a tribuna da Casa, durante o Momento da Presidência ou a Tribuna Livre. Representando entidades de classe, associações ou sindicatos, aproveitaram o espaço democrático concedido pelo Poder Legislativo municipal para reivindicar, pedir apoio dos parlamentares, cobrar ações dos governos ou anunciar eventos.

     

    Entre os que ocuparam a tribuna destacam o então presidente da Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), Paulo Eccel; o comandante do Corpo de Bombeiros, Júlio César da Silva; o superintendente do Deinfra, Magno Vinícius de Andrade; o bispo diocesano de Blumenau, Dom José Negri; a coordenadora do Sintraseb, Sueli Adriano, o coordenador do 2º seminário de Gestores Municipais para o PAC 2, Alcides Volpato, as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer  e o reitor da Furb, João Natel.

     

    Em 2013, a Câmara de Vereadores realizou 87 sessões ordinárias, 55 extraordinárias, 18 sessões solenes – de entrega de moções, em comemoração a datas especiais ou a personalidades da história, como Zumbi dos Palmares – e 17 audiências públicas. As de entrega de moções são momentos em que os vereadores prestaram homenagens a personalidades, empresas e entidades em reconhecimento às atividades desenvolvidas em prol da comunidade blumenauense ou pelos aniversários de fundação.

     

    As audiências públicas trataram de diferentes assuntos, todos de interesse da  população local e também regional, como a que discutiu a pavimentação da SC-408 e a que abordou a instalação do complexo penitenciário; a que debateu a interferência novo Código Florestal nas ações da Faema, e ainda a que discutiu e esclareceu o pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão dos serviços se saneamento de Blumenau, são alguns dos temas a destacar.

     

    Outras ações

    A Câmara fez ainda reuniões especiais com representantes de empresas e associações, como a da Foz do Brasil e a do Hospital Santo Antônio. Também foram criadas seis comissões especiais, como a de revitalização do centro histórico. Os parlamentares trabalharam intensamente, discutindo alternativas e buscando soluções para os diferentes problemas da cidade.

     

    Neste ano, Foram apresentados e tramitaram na Câmara 311 projetos– 281 de lei, 13 de resolução, 11 de decreto legislativo e seis emendas à Lei Orgânica do Município. Os vereadores apresentaram 16.880 indicações, 1.685 requerimentos e 186 moções. A Câmara cedeu o plenário 32 vezes para entidades, partidos políticos e associações realizarem atividades. 

     
    Os números mostram que os vereadores trabalharam muito todos os dias para fazer o melhor para Blumenau e sua gente. Também confirmam o espírito democrático do Poder Legislativo, permitindo que os setores representativos da sociedade blumenauense usassem a tribuna da Casa para dialogar com a cidade”, afirmou o presidente Vanderlei de Oliveira (PT), reforçando o compromisso da atual Mesa Diretora de aproximar cada vez mais a Câmara da comunidade.  

     

    Foto: Arquivo Agência Câmarablu  

    Fonte: Assessoria de Imprensa