Página principal
18-05-2018

Limpeza de ribeirões é prioridade para a Comissão Legislativa Permanente de Defesa Civil

  • comissao18maio18

    A Comissão Legislativa Permanente de Defesa Civil realizou, na noite desta quinta-feira (17), a segunda reunião do ano. Além dos vereadores que fazem parte do grupo, o encontro contou com a presença de representantes da Defesa Civil municipal e estadual e também da Comissão dos Diques de Blumenau.

    Os principais assuntos tratados na reunião foram a limpeza de ribeirões e obras de contenção de encostas. Outro tema discutido foi o simulado de respostas a desastres, realizado em Blumenau e região durante três dias desta semana.

    O presidente da Comissão, vereador Alexandre Caminha (PSD) se mostrou muito satisfeito com a reunião, pela integração com a Defesa Civil do município e também do Estado. Destacou que a grande preocupação levantada pela comissão é o desassoreamento dos ribeirões. “A prevenção é o nosso foco e o desassoreamento é uma ação de extrema necessidade, porque além de facilitar o trabalho dos diques, vai evitar o retrabalho pós-enchentes”, explicou, informando que a próxima reunião do grupo vai acontecer em 7 de agosto, quando serão definidos os encaminhamentos necessários a respeito da limpeza dos ribeirões e também buscar informações sobre a barragem Norte, em José Boiteux.

    Ele assinalou ainda que o grupo quer também informações da Faema a respeito dos entraves ambientais que possam dificultar os desassoreamentos.

    A Comissão Legislativa Permanente de Defesa Civil foi criada no final de 2017 e é considerada como mais um canal de discussão e atuação de ações de prevenção para enfrentar momentos de catástrofes naturais. As atribuições da comissão são apresentar, apreciar e/ou deliberar sobre políticas de defesa civil; realizar estudos e análises técnicas e sociais sobre catástrofes climáticas e trabalhar políticas de prevenção de cheias e desastres naturais causados por chuvas.

    comissao18maio18_1

    O diretor de Defesa Civil de Blumenau, Adriano Cunha, destacou o papel da comissão legislativa para dar agilidade às demandas da área. “As questões serão tratadas com mais celeridade, de forma direta. Sobre os desassoreamentos vamos agilizar as licenças e criar um cronograma, agindo preventivamente”, pontuou. Também destacou o simulado de resposta a desastres que aconteceu na cidade e que reuniu as forças dos três níveis de governo – municipal, estadual e federal.

    “São exercícios que nos preparam cada vez mais para darmos uma resposta mais eficaz para a comunidade no momento em que os desastres venham ocorrer”, disse Adriano, ressaltando que Blumenau tem uma média histórica de recorrência de enchentes a cada dois anos.

    O coordenador regional de Defesa Civil, Jackson Dirceu Laurindo, enalteceu a inciativa da Câmara em tornar permanente a Comissão de Defesa Civil. “É um trabalho primordial para a cidade. Já ordenamos algumas frentes a serem priorizadas, como os desassoreamentos dos ribeirões. E com o trabalho dos vereadores nós teremos importantes resultados para a população de Blumenau”, afirmou.

    A Comissão Permanente de Defesa Civil é formada pelos vereadores Alexandre Caminha (PSD), presidente; Adriano Pereira (PT), vice-presidente; Jens Mantau (PSDB), relator e Professor Gilson (PSD).

    A comissão deverá reunir-se ordinariamente, a cada período de três meses, ou, extraordinariamente, na medida da necessidade pública urgente, durante a Legislatura.

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Fotos: Imprensa CMB