Página principal
16-11-2017

Levantamento prévio de Comissão da Câmara aponta mais de 2 mil leis que podem ser unificadas

  • comissao_especial16nov17

    A Comissão Legislativa Temporária Especial de Revogação de Leis da Câmara se reuniu, na manhã desta quinta-feira (16), para alinhar os próximos passos a serem tomados na análise da legislação municipal vigente, que se mostre inadequada ou dispensável, para efeito de revogação.

    Na reunião, o presidente da comissão, vereador Sylvio Zimmermann (PSDB), fez uma retrospectiva histórica do que foi feito até o momento. Apontou que no encontro de instalação dos trabalhos decidiu-se consultar a sociedade, por meio de associações empresarias, sindicatos, entidades, secretarias municipais, Procuradoria Geral do Município, entre outros órgãos municipais e estaduais, enviando ofícios sobre a criação da comissão e pedindo sugestões.

    “Durante este tempo ficamos aguardado o feedback e ao atingirmos o prazo final constatou-se que recebemos pouco retorno da sociedade. Desta parte vamos fazer as análises e os devidos encaminhamentos. E também vamos partir para o segundo estágio, que é fazermos uma análise interna. Este trabalho já começou em julho, mas vamos dar prosseguimento para que se discuta a união de diversas leis”.

    Zimmermann e sua assessoria fizeram uma breve apresentação com um levantamento da quantidade de leis, como nomes de ruas, utilidades públicas e datas comemorativas, que poderiam ser reduzidas em cinco projetos de lei. “A comissão apontou, inicialmente, a possibilidade de redução de mais de duas mil leis que poderão ser unificadas em Códigos, para não haver este número excessivo de normas no município”, ressaltou Sylvio Zimmermann.

    O presidente adiantou que pretende pedir a prorrogação do prazo da comissão no início ano que vem. Os próximos passos serão continuar reunindo propostas para que esses projetos sejam apresentados de forma conjunta com todos os membros da comissão.

    A última reunião deste ano está marcada para o dia 12 de dezembro, às 10 horas, na sala de comissões, onde será apresentada a primeira proposta de revogação de leis.

    Tipologia
    Quantidade de Leis
    Animais e proteção Animal
    27
    Idosos e Aposentados
    30
    Denominações
    1758
    Datas Comemorativas
    277
    Crianças e Adolescentes
    47
    Total
    2139

    Fonte: Gabinete Vereador Sylvio Zimmermann

    Fonte: Assessoria de Imprensa CMB
    Foto: Imprensa CMB